Uma Viagem Extraordinária

T.S é um garoto de 10 anos que mora em um rancho em Montana. Apaixonado por ciências e dotado de uma inteligência muito acima, ele resolve um complicado problema envolvendo física e ganha um importante prêmio, só que para recebê-lo, terá que atravessar sozinho o país. T.S, gênio-mirim que sentia deslocado na escola e diminuído em casa diante dos olhos do pai, um cowboy durão que se orgulhava ao ser refletido em Layton, irmão gêmeo de T.S, mas que não parecia com o garoto.

O menino se divertia fazendo cálculos e construindo engenhocas, enquanto seu irmão usava seu laço e treinar sua pontaria em qualquer coisa que se movesse. T.S era tímido e pequeno demais para a sua idade, Layton era forte e determinado. De tão diferentes, nem se pareciam gêmeos. No entanto, os irmãos estavam sempre juntos. Até que um acidente durante a tarde termina na morte de Layton.

Por isso, a viagem para receber o prémio é mais motivada pela vontade do menino fugir de sua culpa do que pela hora de ter seu trabalho reconhecido. E em sua jornada, ele enfrenta perigos reais, encontra personagens estranhos e encantadores e se reaproxima do irmão morto.

Além disso, é muito interessante como a fama sobe à cabeça das pessoas. A subsecretaria da instituição acadêmica que o acolhe com carinho quando ele chega acabando ao seu destino e que se empenha em fazer valer a pena a premiação diante do assombro de ter um homenageado tão jovem, após ficar sobe as câmeras, se transforma em um mostro que só quer promover a si mesmo.

Vale destacar ainda a peculiaridade familiar, a mãe é uma entomóloga que se encanta pelo homem simples, pai de T.S; há também a irmã mais velha, louca por concursos de beleza, a viagem torna um modo de restruturação familiar.

O filme é muito interessante, pois mostra como se deve ser enfrentado os medos, porém que também se deve ter cuidado com os perigos que podem aparecer no caminho.