Roma (NETFLIX, 2018)

Sinopse

Em meio a ditadura dos anos 70, no México, uma família de cinco pessoas abandonada pelo “homem da casa”, precisa tocar a vida como se nada tivesse acontecido. Isso só é possível, pelo empenho de duas irmãs descendentes de índios, que trabalham a serviço desta família. Cleo, a pessoa que menos tem “chance de viver” dentro da história, consegue demonstrar uma sutileza única para contornar os problemas de todos.

Crítica

Alfonso Cuarón conta uma parte de sua infância desconhecida pelos fãs de seu trabalho. Libo, que no filme é apresentada como Cleo foi sua empregada doméstica homenageada pelo diretor, com muito êxito.

Em duas horas e quinze de filme, você assiste a uma aula de cinema. As câmeras estáticas e com leves movimentos horizontais, contam tudo que Cleo viu durante o período escolhido por Alfonso.

Esse é um filme pensado para amantes do cinema e pessoas que trabalham no meio audiovisual. Por isso, nem todos que assistirem irão se apaixonar pela obra.

Conciliar os fatos históricos do México, como a ditadura que foi imposta no começo dos anos 70, com as vidas das duas mulheres que ensinaram Alfonso durante sua vida, trouxe uma carga emocional muito impactante. Sofia (Marina de Tavira), uma mulher esperançosa, que esperava a volta do marido, convivia com o seu salário de química e “cuidava” de quatro crianças de uma maneira bem difícil.

Yalitza Aparicio interpretou Cleo, a protagonista do filme. Você deve estar se perguntando, Yalitza Who? Exatamente! A mexicana descendente de índios, nunca havia atuado na frente das câmeras e nem no teatro da escola, segundo a própria atriz. Isso deixa ainda mais brilhante a atuação da agora atriz YALITZA APARICIO, que com poucas falas e muitas cenas, conseguiu transmitir uma mulher forte, simples e que lutava todos os dias para sobreviver.

Essa não é a única curiosidade do filme. Cuarón, não disponibilizou os textos para os atores e atrizes antes das gravações. O diretor, fotografo, roteirista e editor (sim, ele fez quase tudo na trama), queria ver as reações naturais de cada um estimulando o elenco para que se sobressaísse o lado humano deles. Marina, não sabia que Yalitza nunca havia pisado em um set de gravação e não sabia da premissa do filme. Algo simplesmente fantástico!

O desenvolvimento desta obra é contada de forma magistral. Você sente o drama da mãe, você sente a carência dos filhos, você sente que o abandono é uma das maiores realidades na vida de uma mulher. E como já citado, os problemas de um país em plena ditadura participam ativamente daquelas vidas causando medo, desespero e destruição.

Alfonso Cuarón conseguiu colocar duas mães, com realidades diferentes, para lutar e superar seus problemas todos os dias e de maneiras diferentes. Poder assistir esse filme, nos dias de hoje, me torna uma pessoa melhor e me faz pensar como as histórias de várias pessoas se cruzam todos os dias, mesmo sem percebermos.

Disparado o melhor filme de 2018.

Nota: 10,0

Site: www.homemaostrinta

Instagram: @marcosvosantos

Marcos Oliveira
Enviado por Marcos Oliveira em 06/01/2019
Código do texto: T6544242
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.