RETORNO DE SAILOR MOON episódio 1: a volta da memória

RETORNO DE SAILOR MOON episódio 1: a volta da memória
Miguel Carqueija

Para entender o arco aqui iniciado dentro do seriado de animação “Bishojo senshi Sailor Moon”, que foi produzido entre 1992 e 1997 (esta parte em 1993) é preciso entender que, como de hábito no Japão, o animê, isto é, o desenho animado seriado, acompanhou o mangá (quadrinhos) ainda que a empresa Toei tenha tomado inúmeras liberdades na adaptação. Entretanto, a mangaká Naoko Takeushi, pelo que consta, só pretendia desenvolver um arco, a luta de Sailor Moon contra o Reino Escuro. Na animação isto se desenrolou em 46 episódios que a cada passo ficavam mais emocionantes. Entretanto o sucesso de Sailor Moon foi tão extraordinário, logo se tornando internacional, que a genial Naoko deve ter ficado surpreendida. A solicitação, tanto da editora quanto da produtora, levou à criação de mais quatro temporadas.
Naoko, porém, não havia ainda desenvolvido a segunda fase do mangá — a fase da Lua Negra — e já havia demanda por uma continuação do seriado de tv. Então os roteiristas da Toei forçaram a barra e criaram o arco dos alienígenas En e Ali, um arco que não existe na revista, onde da fase do Reino Escuro se passa para a do Clã da Lua Negra, com a aparição de Chibiusa e as revelações sobre o futuro.
Do meu ponto de vista isso foi lamentável, pois não sendo criação direta de Naoko a fase de En e Ali ficou sendo um tapa-buraco mal ajambrado, com inverossimilhanças gritantes e uma trama por demais forçada. A simpatia da personagem e algum humor aliviam as desvantagens desses episódios. Aliás, na animação Sailor Moon e suas companheiras, além de Mamoru Chiba, perdem a memória quando da vitória final sobre o Reino Escuro, no sentido de não se lembrarem mais daqueles acontecimentos e de que são guerreiras sailors (e Mamoru, o Tuxedo Kamen e Endymion). Usagi Tsukino (Serena na versão brasileira derivada da norte-americana), não lembrando mais ser a Sailor Moon e Princesa da Lua, vive a vida que desejava: a de uma garota normal. No mangá não ocorre a perda de memória e se passa diretamente para a chegada de Chibiusa vinda do futuro distante.
Afinal a segunda temporada deste primeiro seriado de animação (outro surgiu em anos mais recentes) foi dividida em dois arcos, o de En e Ali e o da Lua Negra.


Resenha do episódio 47 – “O retorno de Sailor Moon” (episódio 1 da segunda temporada, “Retorno de Sailor Moon) – do seriado de tv “Bishojo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1993. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Shigeru Yanagawa. Supervisão de Naoko Takeushi.

Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kae Araki
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara
Artêmis..........................................Yasuhiro Takato
En (Natsumi Ginga).........................Yumi Toma
Ali (Seijuno Ginga)..........................Hikaru Midorikawa
Shingo Tsukino...............................Chyoko Kawashima
Haruna Sakurada............................Chiyoko Kawashima
Gurio Umino.....................................Keiichi Nanba
Naru Osaka......................................Shino Kanikuma


“Luna, será que eu posso falar com você como falava antes?”
(Usagi Tsukino)


Dois meses após a vitória final sobre a Rainha Beryl e o Reino Escuro (fragmentos da batalha épica são mostrados) e tendo perdido a memória daqueles fatos (na verdade foi como se a História houvesse sido milagrosamente reescrita), Serena vive uma vida “normal”, atrasando-se para a escola e sendo punida pela professora Haruna (que reaparece mais antipática do que nunca) mas algo acontece para tirá-la da rotina. Vários personagens reaparecem, como o irmãozinho implicante Shingo e os colegas Umino e Naru, além de Mamoru com quem Serena prossegue trocando farpas sem que os dois se lembrem de seu amor. Somente os gatos Luna e Artêmis guardam a lembrança dos fatos. E então algo como um meteoro cai numa rua de Tóquio, abrindo uma grande cratera. Embora o fato se dê à noite, numa cidade como Tóquio (precisamente no bairro Juuban) sempre há movimento noturno, mas ninguém vê uma espécie de nave compactada sair da cratera, flutuar até junto de um apartamento vazio e emitir luzes mágicas.
O casal de alienígenas, que viaja com uma estranha árvore (todos naturalmente vinham compactados naquela nave semelhante a uma grande fruta) logo está bem arrumado num apartamento de luxo, mobiliado e tudo, sabem falar japonês e os hábitos locais, e logo no dia seguinte já se matriculam como estudantes de ensino médio na própria escola onde Serena estuda e Ali, com o nome de Seijuro, na mesma classe. En, que usa o nome de Natsumi, parece grande demais para um estudante médio, e logo atrai a atenção das garotas com sua flauta (anotando que em sua forma real eles são esverdeados). Para criar um quadrado amoroso Serena sente-se atraída por Natsumi e este por ela, atraindo os ciúmes de Ali (Seijuro) mas esta logo se sente atraída por Mamoru ao passar por este na rua. Mas os dois estranhos já enfrentam um problema de saída: eles precisam de energia e, dispondo da ajuda de uns demônios de carta de baralho a quem chamam “naipes”, logo convocam um, espécie de vampiro, para sugar energia das pessoas. Que a amiga de Serena, Naru, seja a primeira a ser atacada, não surpreende pelo número de coincidências que perpassa a série. O fato é que, a contragosto, Luna se vê obrigada a despertar as memórias de sua dona, para que esta volte a se transformar em Sailor Moon. Uma das melhores cenas do episódio é quando a Princesa, contemplando a distante Lua, murmura: “Adeus, vida de garota normal!”
Entretanto há que considerar as inconsistências da série, não pelas coisas fantásticas pois na fantasia a gente aceita muitas premissas. Mas nos detalhes corriqueiros, como a introdução do casal alienígena na escola Juuban Júnior, fingindo virem de outro país não identificado (provavelmente a França, pois a certa hora Seijuro diz algumas frases em francês para impressionar a turma). Ora, se passavam por menores de idade como poderiam se matricular sem a presença de pais ou responsáveis? E a documentação? Qualquer ET pode se matricular nas nossas escolas bastando fingir que é terrestre? Ficam aqui as dúvidas (apesar disso o carisma de Sailor Moon e sua mensagem de amor e otimismo superam tudo).

Rio de Janeiro, 30 de janeiro de 2019.