A força de uma amizade

Entre os filmes que têm como tema a amizade, poucos são tão intensos quanto o “road movie” Thelma e Louise, protagonizado por Geena Davis e Susan Sarandon. Geena Davis é Thelma, dona-de-casa que vive para satisfazer o marido insensível e Susan Sarandon é Louise, garçonete calejada pela vida. As duas são insatisfeitas com suas rotinas repetitivas e resolvem passar um fim de semana pescando e se divertindo para escapar um pouco. Mas um evento inesperado muda tudo: Louise acaba matando um homem que estava tentando estuprar Thelma. De repente, as duas se tornam perseguidas pela polícia e empreendem rota de fuga. Isso nos levará a um final surpreendente.

O que vemos é mais do que uma história de fuga e perseguição. É a história de duas mulheres que buscam o direito de ser livres, agir conforme bem entendem e que vão às últimas consequências na sua jornada por libertação. Que mulher já não sentiu vontade de largar tudo e simplesmente correr mundo, exercendo o direito de decidir o seu destino sem ter de satisfazer a mais ninguém?

A ânsia de Thelma e Louise, duas mulheres aparentemente comuns e sem características marcantes, é comum a muitas espectadoras. Thelma é oprimida pelo marido, inexperiente, leva uma vida limitada e sem satisfação sexual. Já Louise, uma garçonete, conheceu muitas pessoas por causa da sua profissão e não tem ilusões.

A aventura que ambas iniciam lhes dá uma chance de se reinventarem e buscar um novo rumo. Nesta aventura incerta e perigosa, a amizade que as une é a única certeza e elas se manterão juntas até o final, fazendo todos os esforços para se livrar das vidas medíocres que até então tinham vivido.

Além da interpretação fabulosa das duas atrizes, temos a belíssima fotografia – ponto forte dos filmes de Ridley Scott - e a linda trilha sonora, repleta de canções emocionantes e melancólicas, que conferem um tom épico durante o desenrolar da história. Entre as músicas, podemos destacar “The ballad of Lucy Jordan”, que fala sobre uma mulher de 37 anos que se descobre insatisfeita com a vida de esposa e mãe. E quantas de nós não nos pegamos insatisfeitas ao pensar nas vidas que sonhávamos ter e compararmos ao rumo que acabamos tomando? Quem não adoraria ter uma chance de simplesmente partir sem olhar para trás?

Enfim, Thelma e Louise é um filme de aventura, em que a amizade verdadeira é uma força maior que todos os obstáculos e um mergulho na alma feminina.