Nárnia 3 e Lúcia

NÁRNIA 3 E LÚCIA
Miguel Carqueija

Resenha do filme “As Crônicas de Nárnia: a viagem do Peregrino da Alvorada” (The voyage of the dawn treader). Walden Media/20th Century Fox, Inglaterra/EUA, 2010. Produção: Mark Johnson, Andrew Adamson, Philip Steur, Douglas Gresham. Direção: Michael Apted. Com base em livro de C.S. Lewis. Música: David Arnold, Harry Gregson-Williams. Canção-tema “There’s a place for us” interpretada por Carrie Underwood.
Elenco:
Lucy Pevensie (Lúcia)......................Georgie Henley
Edmundo Pevensie.........................Skandar Keynes
Feiticeira Branca.............................Tilda Swinton
Rei Cáspian......................................Ben Barnes
Eustáquio.........................................Will Poulter
Ripchip (voz)....................................Simon Pegg
Aslam (voz)......................................Liam Neeson
Liliandil............................................Laura Brent
Susan Pevensie................................Anna Popplewell
Peter Pevensie................................William Moseley

Na verdade os livros de Nárnia, escritos pelo célebre autor britãnico C.S. Lewis, são sete; mas alguns foram pulados nos filmes. O do guarda-roupa já existia numa versão em desenho animado antes da grande adaptação da Disney.
Este episódio também resultou num grande filme, com personagens bem estimulantes. Lúcia, por exempo, que foi rainha em Nárnia (lindamente interpretada por Georgie Henley, que tem uma expressão encantadora), é uma personagem icônica. Edmundo, seu irmão, e o Rei Cáspian, não o são tanto. Aslam continua hierático, poderoso e sábio, além de complacente (como se sabe, o Leão de Nárnia é Jesus Cristo). Ripchip, o rato, como computação gráfica está excelente e é também um personagem sábio. Eustáquio, o primo cheio de frescuras de Lúcia e Edmundo, após a experiência de virar dragão, ao reverter à forma humana está bem melhor e, nos livros, ainda retorna a Nárnia. A ausência de Pedro e Suzana é triste, mas os efeitos especiais são ótimos, especialmente a invasão do quarto pela água do quadro, que levará Lúcia, Edmundo e Eustáquio ao mundo de Nárnia e ao navio Peregrino da Alvorada, que navega para mares desconhecidos e repletos de perigos.
Esta produção, como película de fantasia e aventura, é exemplar pela tensão contínua e pela maneira límpida como se desenrola. Lúcia é a personagem mais sentimental, notável pela coragem, intrepidez e lealdade que demonstra ao longo de toda a trama e a atriz, linda e expressiva, é uma intérprete ideal.

Rio de Janeiro, 25 de dezembro de 2018.