Resenha do filme: Tropa de elite 1

O filme apresenta a policia militar convencional do Rio de Janeiro, tomada pela corrupção. Dinheiro vindo do jogo do bicho ou das propinas que ganham pela venda de armas aos traficantes. Mostra o BOPE, Tropa de Elite da Polícia Militar, que faz parte dela, mas que na prática é completamente diferente. Ele foi criado para intervir quando a Polícia convencional, não consegue dar conta do serviço.

No filme, a missão da Tropa de Elite é a de dar segurança ao Papa na sua visita ao Rio de Janeiro. O personagem principal do filme é o capitão Nascimento, interpretado pelo ator Wagner Moura. Policial honesto que quer deixar a Tropa de Elite e quer encontrar um substituto para poder ficar mais ao lado da família já que seu filho nasceu. Nascimento é um policial dedicado integralmente a sua função e em virtude disso é extremamente estressado. Capitão Nascimento coordena o curso de formação do BOPE e entre os novos alunos estão Matias e Neto, dois policiais militares, aspirantes, jovens, honestos e corajosos. O curso de formação do BOPE prepara policiais para a guerra, eles são mais bem preparados que os integrantes do exército de Israel. Curso bastante rigoroso e com elevada carga de pressão para formar seus soldados.

O filme mostra a classe média, representada por estudantes universitários que fazem trabalhos em ONG’s nas favelas. Eles criticam a violência policial, mas, realizam o consumo e o tráfico de drogas nas festas estudantis e na própria universidade, e assim favorecem a violência que eles criticam.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 12/07/2019
Código do texto: T6694591
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.