OS ONZE OLHOS episódio 10: as terríveis revelações

OS ONZE OLHOS episódio 10: as terríveis revelações
Miguel Carqueija

Num dos mais reveladores episódios da mini-série “Os onze olhos” finalmente Kakeru e Kusakabe ficam sabendo a verdade básica através de Shiori, agente da Irmandade do Índice, que vela pela raça humana. Há 64 anos anos atrás Lisette ou Liselotte, a Bruxa da Babilônia, foi selada em outro mundo por agentes do Índice. Cerca de oito séculos atrás ela se ligara ao rei de Dransvânia, Velad, numa época de grandes derramamentos de sangue. Velado achava que o mundo deveria ser destruído e, ao ser morto a traição por um de seus auxiliares, Liselotte achou que deveria fazer a sua vontade e destruir o mundo. Por muito tempo foi combatida pelo Índice até ser selada num cristal, num mundo anexo, o mundo da noite vermelha e da lua negra. Entretanto dela saíram os fragmentos da pedra do vácuo que, surgindo no interior de sete pessoas, poderiam, se reunidos, produzir a queda no inferno, a destruição do mundo.
A explicação é tão estapafúrdia que é melhor não a examinar racionalmente para não prejudicar o clima de terror da história. Então, por isso eram chamados de fragmentos pelos Cavaleiros Negros: Kakeru, Yuka, Kusakabe, Shiori, Takahisa, Yukiko e Kukuri. E os Cavaleiros Negros eram antigos agentes do Índice que para realizar o selamento da bruxa e ali permanecer como guardiães, perderam as formas humanas...


Resenha do capítulo 10 (A bruxa desperta) do seriado de animação “Eleven eyes” (onze olhos) – Estúdio Dogakobo, Japão, 2009. Direção: Masami Shimoda. Roteiro: Kenichi Kanemaki. Título original japonês: “Tsumi to batsu to aganai no shôjo” (“Pecado, danação e expiação da garota”). Baseado em jogo eletrônico desenvolvido por Lass em 2008.


Elenco de dublagem:
Kakeru Satsuki...............................Daisuke Ono
Yuka Minase..................................Mai Goto
Kaori Natsuki.................................Kaori Mizuhashi
Tadashi Teruya..............................Kouta Nemoto
Shiori Momono..............................Emiko Hagiwara
Kukuri Tachibana...........................Noriko Tachibana
Kusakabe Misuzu...........................Yuu Asakawa
Yukiko Hirohara..............................Oma Ichimura
Takahisa Tajima..............................Showtaro Morikubo


“Vocês são fragmentos da pedra do vácuo, que possui um grande poder.”
(Shiori Momono)

“O que vocês chamam de Lua Negra é uma porta, um portal para o inferno.”
(Shiori Momono)

“Aprendi que este mundo e seu povo ainda está cheio de vida.”
(Shiori Momono)


Segundo Shiori, e aqui está a parte mais horripilante desta série de terror, a reunião dos sete fragmentos da pedra do vácuo faria despertar a Bruxa da Babilônia e lançaria a Terra pelo portal, caindo nosso mundo no inferno e sendo destruído. Assim os Cavaleiros Negros seriam os heróis e os protagonistas, Kakeru e demais, seriam inconscientemente os vilões. Mas a coisa não pode ser tão simples assim. Takahisa estava morto, mas segundo Shiori a tragédia ainda poderia ocorrer com a utilização do Olho de Aeon, ou seja o olho artificial de Kakeru. Outros acontecimentos desconcertantes ocorrem, como o comportamento suspeito de Yuka, que já não parece interessada na união do grupo pela vitória, e o súbito desvanecimento da personagem muda, Kukuri, o que Shiori, a agente do Índice, explica como sendo o caráter de ilusão daquela personagem.
Apesar da densidade da trama, algumas pontas ficam mal explicadas; mas o clima sobrenatural é sufocante. O roteiro de Kenichi Kanemaki consegue criar uma situação imprevisível para os expectadores. Qual poderá ser o desfecho se restam apenas dois episódios?

Rio de Janeiro, 21 de julho de 2019.


Na imagem Kakeru Satsuki (em primeiro plano); à esquerda Kusakabe Misuzu, à direita Yuka Minase.