A SINGELEZA EMBLEMÁTICA DE “O REI LEÃO”

O “auto-remake” da obra da Disney, ”THE LION KING” , um desenhado longo levado às telas pela primeira vez em oito de julho de 1994 é…simplesmente instigante e irretocável.

Primeiramente porque a gente nunca enxerga igualmente a ESSÊNCIA duma mesma história recontada depois de vinte e cinco anos!

Rever as mensagem é como reviver e SEDIMENTAR muitos aprendizados ocorridos ao longo do tempo .

Ali, a tela se transforma numa “prosa poética” em delicada e forte antítese de valores perenes, figuras de linguagem válidas para todo tempo e lugar.

Impressionantemente…atual.

O encantamento começa já na abertura da obra, cujo realismo da selva nos coloca dentro dela em íntimo contato com a natureza dos seus personagens e sob a magia de Elton John orquestrando, em primeira arte, o ciclo interminável da vida (THE CIRCLE OF LIFE).

E obviamente que o tema do filme está longe de ser só “bichinhos e florezinhas”; nele também somos chamados à encenação do “ humanisticamente pétreo” que se revela na alma de cada personagem animado, a nos reportar “full time” à reflexão do todo das “tramas” das vidas.: valendo , inclusive, o trocadilho de todas as redes que nos conectam em tempo vital, seja real ou virtual.

Tentarei elencar o que o filme me despertou:

1.Somos um todo indivisível, portanto, a Terra é uma una malha comunitária de vida em movimento, Direito doado a todos e cuja responsabilidade de manutenção é dever de cada um de nós.

2. Todo poder deve ser exercido com responsabilidade sem nada ser tirado do lugar.

3. Toda demanda pela ética e pela vida digna gera lutas desgastantes e dias difíceis.

4. A ambição e a inveja não têm limites e ultrapassam inclusive a sagrada linha da consanguinidade.

5. O respeito e admiração pelo outro não nos diminui-(sempre podemos abrir nossas asinhas em reverência ao melhor do outro).

6. O mal é ardiloso e nunca desiste…mas o bem, magnânimo, também não.

7. A verdadeira amizade se revela e se faz presente nas dificuldades. Amigo é o que fica e quando preciso…também vai junto!

8. A família é o berço da civilização. É nela que ocorre a educação humanística para a preservação do todo, tesouro que ninguém, em tempo algum, rouba.

9.A velhacaria está por todos os cantos do planeta, às vezes onde menos se espera.

10. As Hienas são epidêmicas, têm faro, e mesmo quando de “diferentes espécies” se reconhecem à distância pelos feromônios, sempre prontas a desfrutar as carcaças do que sobrou.

11. A auto- estima remove montanhas.

!2. Cuidado: a culpa nos pode ser ilusoriamente colocada…só um instrumento de manipulação do mal.

13. Os malfeitores são instrumentos de lapidação das potencialidades do bem mas... sempre trabalham sua maléfica força aparente na manipulação das inocências próprias da ingenuidade que está por desbravar a vida.

12. O mal sempre se “auto-extermina”.

14. Toda mentira nasce morta e a verdade tem uma só face, de força imensurável.

15. É cautelar que a sabedoria dos tempos seja respeitada e a esperança é ferramenta indispensável na abertura dos caminhos.

16. Na trama da energia vital nenhum ato se perde, nem um só pensamento…e absolutamente nada fica impune.

17. A curiosidade ingênua deve obedecer a regra dos cuidados, todavia, a coragem é essencial para o sucesso das descobertas necessárias e dos caminhos a melhor seguir.

18. Toda máscara um dia cai sozinha. Não é preciso pressa e nem força para desmascará-la.

19. O amor é ato supremo porque é bem que sempre salva.

20. Viver é o aprendizado da constatação do efeito “bumerangue” das cenas da vida.

21. Nada é mais gratificante do que a sensação do dever eticamente cumprido em prol do bem comum.

22. Às vezes é preciso morrer na matéria para a devida reciclagem metafísica daquilo que nunca morre. (Essa me foi a mais forte das sensações!)

23.Ninguém se torna legítimo Rei com a invejada majestade de outrem. Todos podem conquistar o seu lugar num pódio.

24. O que faz um Rei não é a coroa, o vestuário, o trono, nem o espaço tampouco a contagem do tempo relativo: é a sua liderança inata; é a legitimidade da sua essência luminosa indelével que treva alguma apaga.

Depois das minhas sensações sobre os ensinamentos filosóficos do THE LION KING ouso deduzir comigo que:

HAKUNA MATATA, enfim, é a grande benção de se trilhar um sagrado caminho, que só é possível com a consciência leve e a certeza de que o bem sempre vence para a devida reciclagem da DIGNA coexistência de todas as VIDAS.

Eis a força invencível e incomensurável da una MÃE NATUREZA, de mãos resilientes e acolhedoras, força vital que coloca tudo no seu devido lugar e que Homem algum domina.