RETORNO DE SAILOR MOON 9: o que se oferece à pessoa amada

RETORNO DE SAILOR MOON 9: o que se oferece à pessoa amada
Miguel Carqueija

Este episódio do primeiro arco da segunda temporada de “Bishoujo senshi Sailor Moon” (literalmente, “A linda guerreira Sailor Moon”) é uma digressão sobre as delicadezas do namoro conforme a visão da Kino Makoto, a Sailor Júpiter. Ela carrega consigo a tristeza por um namorado que, ao romper o namoro, “quebrou o seu coração” como a garota costuma dizer. Agora, meio caída por Natsumi (o alienígena En, que se disfarçou em humano e passou a estudar no Colégio Juuban Júnior, o mesmo onde Makoto e Usagi estudam), resolve encontrar com ele durante a hora do recreio para oferecer-lhe do seu lanche. Natsumi, que não tem o hábito de comer, pois vive de energia, estranha a conversa de Makoto, pois não consegue entender o que é o amor e qual o sentido de oferecer boas comidas à pessoa amada. Mas o ciúme de Senjumi, a companheira de En (chamada Ali na verdade) irá entornar o caldo pois, observando a cena a distância ela acaba não se controlando e, surgindo em sua verdadeira forma esverdeada, inicia um ataque contra Makoto. O combate que segue acaba envolvendo as diversas sailors e mais uma “yuma” doa alienígenas é destruída.


Resenha do episódio 55 – “Amar é...” (episódio 9 da segunda temporada, “Retorno de Sailor Moon”) – do seriado de tv “Bishoujo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1993. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Shigeru Yanagawa. Caracteres: Kazuko Tadano. Supervisão de Naoko Takeushi. Tema de abertura: Moonlight densetsu. Tema de encerramento: Otome no policy.

Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kae Araki
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara
Artêmis..........................................Yasuhiro Takato
En (Natsumi Ginga).........................Yumi Toma
Ali (Seijuno Ginga)..........................Hikaru Midorikawa
Shingo Tsukino...............................Chyoko Kawashima
Haruna Sakurada............................Chiyoko Kawashima
Gurio Umino.....................................Keiichi Nanba
Naru Osaka......................................Shino Kanikuma
Hino Rei (Sailor Marte)......................................Michie Tomizawa
Minako Aino (Sailor Vênus)...........Rika Fukami


Eu morreria por alguém que amasse muito.”
(Kino Makoto, Sailor Júpiter)


Mais uma vez o misterioso Cavaleiro do Luar (ou da Lua na versão brasileira) aparece e salva a situação num momento difícil para as guerreiras. Júpiter e Moon fazem o resto. Mas este episódio é mais propriamente cômico, ao mostrar as fraquezas psicológicas dos etês, o exagero caricatural nas caretas de Usagi, de modo que em diversas cenas falta a beleza da protagonista (a série de Sailor Moon segue muitas vezes uma linha infantil, e aí os japoneses são useiros e vezeiros em exagerar na infantilização momentânea dos personagens ao demonstrar as emoções). E também na cena final onde En procura agradar Ali oferecendo comidas terrestres, por ter aprendido que isso faz parte do amor, mas nenhum dos dois sabe o que fazer com a comida.

Rio de Janeiro, 23 de agosto de 2019.