ENQUANTO VOCÊ DORME (2011)

Esse filme espanhol é um dos mais perturbadores que eu já assisti, e olhe que não tem cenas violentas, com torturas, matanças ou coisas do tipo. O nível de gore seria zero se não fosse por uma única sequência em que uma jugular é cortada, com bastante sanguinolência, por sinal. Mas, essencialmente, o terror apresentado na película não está na violência gráfica, explícita, e sim na mente humana.

Na trama, César (Luis Tosar, ótimo), um porteiro de um antigo edifício, leva a vida, como forma de compensar a mediocridade de seu dia-a-dia, alimentando-se da tristeza alheia. Para satisfazer a sua estranha perversão ele procura, de todas as formas, infernizar os inquilinos. César é obcecado por Clara (Marta Etura), uma jovem que passa pela portaria sempre alegre e sorridente. Isso o incomoda bastante, a ponto de passar a dedicar sua existência a destruir a vida dela.

Dirigido por Jaume Balagueró, Um dos criadores do ótimo REC, de 2007, ENQUANTO VOCÊ DORME choca o espectador sem precisar abusar da violência ou da escatologia. Balagueró consegue causar um conflito interno em quem assiste, porque em certo momento a gente se pega torcendo pelo protagonista, embora sabendo que se trata de um sociopata frio e cruel. O final é um verdadeiro soco no estômago. Se você é uma pessoa que pretende manter a sua fé na humanidade, não assista a esse filme, aos demais eu recomendo.