Alice e os três ursos

ALICE E OS TRÊS URSOS
Miguel Carqueija

Graças ao youtube relíquias do passado cinematográfico estão sendo desenterradas!
“Alice and the three bears” (Alice e os três ursos), animação com 7 minutos de duração, produzida e dirigida por Walt Disney em 1924, faz parte da série “Alice comedies” (As comédias de Alice) com a menina Virginia Davis no papel principal, aliás único, já que os demais personagens são desenhos animados. Disney, já na longínqua década de 1920, realizava fitas curtas onde misturava animação com cenários e pessoas da vida real. No caso, temos apenas a menina que interage com o gato bípede Julio e os três ursos do título, na verdade é uma adaptação da velha fábula de “Cachinhos de Ouro e os Três Ursos”, da qual existem inúmeras versões, inclusive sem a Cachinhos de Ouro, substituída por uma velha.
Neste desenho curto os ursos são bem agressivos e querem simplesmente fatiar a Alice, personagem ao que parece inspirada na protagonista de “Alice no País das Maravilhas” de Carrol, mas com aventuras diversificadas.
Infelizmente, ao que parece só restou uma cópia em celuloide da fita, em mau estado de conservação e por isso a atriz-mirim é vista de forma vaga, o próprio caráter ainda tosco da animação — levando-se em conta a data de produção — contribui para que pouco se aproveite em termos visuais. Na história o gato vira herói, enfrentando ursos apesar de ser apenas um gato.
Detalhe agravante, falta a tela inicial com o título da fita e créditos. Também consta que não sobraram cartazes da obra. Felizmente a revolução digital agora preserva esta e outras filmagens primitivas para a posteridade, preservando de maneira durável o que sobrou.
P.S. numa pesquisa pela internet localizei a tela inicial do desenho, com o título e o nome de Walt Disney. 
M.J. Winkler (Margaret J. Winkler) era a co-produtora e distribuidora, que também trabalhou com os irmãos Fleischer, Pat Sullivan e Otto Messmer, sendo figura muito importante na história da animação.
Produção de Walt Disney Animation Studios, dos irmãos Disney (Walt e Roy) e distribuição de Imagens de Winkler.



Rio de Janeiro, 29 de agosto de 2019.