Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Alice resolve o quebra-cabeças

ALICE RESOLVE O QUEBRA-CABEÇAS
Miguel Carqueija

No original, “Alice solves the puzzle”. Produzido em 1925, este curioso desenho animado, bem criativo para a época, foi dirigido e co-produzido por Walt Disney, então associado a Margaret J. Winkler, que se notabilizou como a primeira mulher produtora e distribuidora cinematográfica. Pertence à série de animações com a personagem Alice, que neste episódio já é vivida não por Virginia Davis mas por Margie Gay. Eram animações misturadas com imagens reais, no caso só da menina-atriz.
O gato Julio, ou Julius, grande amigo da Alice, chama-a para nadar quando a garota estava tentando resolver um quebra-cabeça. Interrompendo a distração ela vai nadar e aí vira também uma figura de animação, voltando depois à imagem real.
Detalhe histórico: é nesta curta-metragem em preto-e-branco e muda que pela primeira vez aparece o personagem hoje conhecido no Brasil como João Bafodeonça, o grande inimigo do Mickey (que só iria aparecer em 1928). Mas aqui ele é um urso (depois virou gato) e conhecido como Bootleg Pete, depois passou a ser Peg-Leg Pete, isso é claro no original inglês (bootleg quer dizer qualquer coisa como ilegal, criminoso; peg-leg é referência à perna de pau).
Pete, no episódio colecionador de revistas raras, quer se apossar da revista de palavras cruzadas de Alice, originando uma perseguição na qual Julius irá intervir para defender a menina.
Detalhe original: a solução do enigma, que só aparece na última cena, é a expressão “The end”.
O desenho é despojado, sem maiores pretensões, mas já mostra a criatividade de Walt Disney e sua então pequena equipe.
Produção de Walt Disney Animation Studios, com co-produção e distribuição de W.J. Winkler (Imagens de Winkler) e direção de Walt Disney. Na equipe de animação: Hugh Harman, Rudolf Ising, Ub Iwerks e Carman Maxwell. Duração: 7 minutos.

Rio de Janeiro, 3 de setembro de 2019.
Miguel Carqueija
Enviado por Miguel Carqueija em 03/09/2019
Reeditado em 05/09/2019
Código do texto: T6736564
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Miguel Carqueija
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 71 anos
2922 textos (175891 leituras)
55 e-livros (4951 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 17/09/19 06:17)
Miguel Carqueija