Bacurau

Decidi ultimamente voltar a ser assíduo aos cinemas. Desde os tempos do Cine Diogo, na Barão do Rio Branco; Cine Fortaleza e Cine São Luís na Praça do Ferreira. Depois vieram os shoppings e seus Centerplex.

Mas recentemente venho frequentando o Cine Dragão do Mar, no Centro Cultural do mesmo nome. Nesta última terça (10/09) fui ver o Cine Bacurau de Kleber Mendonça Filho. Uma fotografia maravilhosa, mostra o Nordeste, os costumes e casos e casebres de uma cidade fictícia do interior de Pernambuco, que difere de filmes antigos, feito na região.

Não que os filmes antigos, sem citar nomes sejam ruins de roteiro e linguagem, mas não tinham áudio e nem imagens legais.

O Bacurau traz uma sonoridade ótima; imagens bem nítidas. Contando com atores consagrados, como Sônia Braga, alguns nomes estreantes Bárbara Colen e outros experientes como o cearense Silvério Pereira, com atuações grandiosas.

O enredo do filme mostra esse contraste de culturas. Tem o gringo (Udor Kier) e seu olhar sobre um povo e sua cultura. Crenças e valores são testados. A união é colocada a prova.

Essa visão de extermínio vem recheada de ação, de terror, de medo.

Os diretores Juliano Dorneles e Kléber Mendonça Filho não são tímidos em mostrar sensualidade e violência. Um filme que nos toca e nos faz torcer pelo povo, por nos identificarmos com nossa região.

A coisa clichê Sul x Nordeste aparece meio subliminarmente sem intencionalidade, apenas constatando as diferenças de visão entre alguns habitantes.

Carlos Emanuel
Enviado por Carlos Emanuel em 17/09/2019
Reeditado em 25/11/2019
Código do texto: T6746776
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.