INUYASHA episódio 40: o falso fragmento

INUYASHA episódio 40: o falso fragmento
Miguel Carqueija

Através de um mal-entendido provocado por Naraku e sua serva Kagura, o youkai-lobo Kouga pensou que Inuyasha é quem tinha morto muitos de seus companheiros. Dessa forma desencadeou-se uma batalha entre Inuyasha e Kouga, que iniciada no episódio 39 prosseguiu pelo 40. Kouga estava com um novo fragmento, este no braço direito, mas Kagome percebeu que não se tratava da Joia de Quatro Almas e sim de algo estranho e maligno, que emprestava mais força e velocidade a Kouga. Miroku e Sango estavam ocupados nas proximidades enfrentando um fantoche do Naraku, de modo que a situação ficou crítica, já que Kouga conseguiu ferir seriamente Inuyasha. Mas foi nesse ponto que as forças começaram a faltar ao youkai-lobo (que não obstante essa sua natureza lupina tem forma humana) e só então Kagura, que se traja como uma gueixa (utilizando até um leque, mas que é uma arma de poder sobre o vento), aparece para revelar a Kouga que ele está na verdade com um fragmento elaborado com miasma cristalizado, portanto algo venenoso, e o veneno se espalhou com os movimentos que Kouga fez durante o combate. O que Kagura realmente queria era retirar os verdadeiros fragmentos da joia, das pernas de Kouga...


Resenha do episódio 40 — “A armadilha de Kagura, a mestre do vento” — do seriado japonês de animação “Inuyasha”. Estúdio Sunrise, Japão, 2000 a 2004. Direção de Masashi Ikeda e Yasunao Aoki, com base no mangá homônimo de Rumiko Takahashi, lançado na revista Weekly Shonen Sunday e depois em tankobon (volumes completos) pela editora Shogakukan (1996 a 2008).

Elenco original de dublagem

Kagome Higurashi.............................................Satsuki Yukino
Inuyasha............................................................Kappei Yamaguchi
Myouga..............................................................Kenichi Ogata
Shippou..............................................................Kumiko Watanabe
Kikyou................................................................Noriko Hidaka
Kaede.................................................................Hisako Kyoda
Avô de Kagome..................................................Ginzo Matsuo (depois Katsumi Suzuki)
Mãe de Kagome.................................................Asako Dodo
Sota Hugurashi...................................................Akiko Nakagawa
Miroku...............................................................Koji Tsujitani
Sesshoumaru.....................................................Ken Narita
Naraku...............................................................Toshiyuki Morikawa
Sango.................................................................Houko Kuwashima
Kouga.................................................................Taiki Matsuno
Rin......................................................................Mamiko Noto
Jaken..................................................................Yuichi Nagashima
Hojo...................................................................Yuji Ueda


“Eu tenho que acreditar no Inuyasha.”
(Kagome Higurashi)

“Mesmo sendo o Inuyasha ele também ficou cansado depois dessa batalha.”
(Shippou)


Este episódio se caracteriza por muito movimento e combate, onde Inuyasha acaba enfrentando Kagura, já que o hannyou possui uma grande capacidade de recuperação e até faz pouco em Kouga, classificando o golpe recebido como “massagem”. Mas quem acaba fazendo a diferença é a Kagome, que dispara duas flechas purificadoras (e só ela possui esse poder, no passado utilizado por Kikyou) que destroem a barreira de vento criada por Kagura, abrindo caminho para a ferida do vento da espada Tessaiga, de Inuyasha. Kagura é obrigada a fugir com sua pluma voadora. Ela até tenta se rebelar contra o Naraku, ao saber que também tinha sido usada para testar o poder da Tessaiga; porém Naraku lembra ter a posse do coração de Kagura, sendo capaz de destruí-la a qualquer momento. Kagura na verdade, apesar de seus poderes e sua arrogância, é uma escrava do Naraku.
Quanto a Kouga, outro orgulhoso mas cuja natureza não é perversa, também é salvo por Kagome, que aplicando uma flecha purificadora no braço infectado de Kouga, consegue curá-lo. Kouga é deixado a sós para se recuperar e vai embora sem um agradecimento. Realmente, Kagome é muito paciente com alguns personagens da série. Ela, que é ponderada em tudo, tem de aguentar cabeças esquentadas como Kouga e Inuyasha, ou um sem-vergonha como Miroku...

Rio de Janeiro, 22 de setembro de 2019.

(na figura: de pé, Kagome e Inuyasha; sentados, Miroku e Sango; mais ao longe, Shippou e Kirara em sua forma miniaturizada)