Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

CANAAN episódio 2: a mortífera adversária

CANAAN episódio 2: a mortífera adversária
Miguel Carqueija

Neste episódio ocorre a cena violentíssima (atenção: este desenho não é recomendado para crianças) da fuga de Alphard, que fôra capturada pela CIA na China e é socorrida pelo helicóptero da Cobra, pelos comparsas Cummings e Liang Qi. Ao escapar Alphard demonstra o seu caráter letal e poderoso, matando vários agentes da CIA. É curioso como personagens sem nome raramente mostram-se eficazes ao lutar contra protagonistas, isso embora agentes da CIA supõe-se que possuem bom treinamento. Mas também não se explica como o braço da CIA chegue até a China Vermelha. O fato é que aqui fica bem clara a periculosidade da adversária que Canaan tem pela frente: sua irmã de criação, mas que matou o pai adotivo de ambas, o homem que as treinou para serem mortais...


Resenha do episódio 2 (Um jogo cruel) do seriado japonês de animação “Canaan” (Kanan). Estúdio PAWorks, 2009. Criação de Kinoto Nasu e Takashi Takeuchi com base em seu jogo “428: Shibuya scramble”. Direção: Masahiro Andõ. Produção: Hiroshi Kawamura, Jiro Ishii, Kei Fukura, Kenji Orikawa, Shigeru Saitõ, Yaswhi Õshima. Roteiro: Mari Okada. Música: Hikaru Nanase.

Elenco de dublagem original:

Canaan..................................Miyuki Sawashiro
Alphard al Sheya...................Maaya Sakamoto
Oosawa Maria.......................Yoshino Nanjo
Minoru Minorikawa (Mino)...Kenji Hamada
Siam.......................................Akio Õtsuka
Liang Qi..................................Rie Tanaka
Yunyun...................................Haruka Tomatsu
Cummings..............................Toru Okawa
Santana..................................Hiroaki Hirata
Hakko.....................................Mamiko Noto
Yuri Natsume.........................Junko Minagawa
Kenji Oosawa.........................Atsushi Ono
Jin (taxista).............................Joji Nakata


“Imagino que podemos fazer que ela (Canaan) e Alphard se matem juntas.”
(Yuri Natsume)

“Uma misteriosa e bela super-humana e um tiroteio bizarro...”
(Minoru Minorikawa)

“Eu não falei pra você? Ela é uma garota normal!”
(Oosawa Maria para Mino)

“Acredito que fiz uma aposta desonesta, mas no final eu fui traída.”
(do tema musical da abertura, supostas palavras de Canaan)

“Ah, Alphard, se você seguisse apenas seus desejos e não apenas um objetivo, você seria invencível.”
(Siam)


Algumas revelações são feitas neste episódio cheio de movimento e não obstante com algumas cenas cômicas (como a aparição do aloprado motorista de táxi Jin, que consegue favorecer o escape de Maria e Mino quando ambos são perseguidos pela Cobra). Por exemplo, ficamos sabendo que dois anos antes Oosawa Maria foi contaminada em Shibuya pelo vírus Ua, arma biológica responsável pelo extermínio de uma aldeia e que provoca a morte por sangramento. Foi Kenji, cientista farmacêutico pai de Maria, quem conseguiu salvá-la através de um poderoso antídoto,porém Maria perdeu a memória do traumatizante acontecimento. A fotógrafa também revela a Minoru como conheceu Canaan tempos atrás, ao ser salva por ela de maus elementos. Minoru (Mino), mesmo descobrindo que ele e sua parceira agora são alvos da Cobra por razões que desconhecem, não quer buscar a embaixada; a presença de uma “super-humana” como Canaan lhe indica que há algo grande no ar, em termos de reportagens. E repórteres internacionais costumam ser temerários.
E realmente ele e Maria acabam sofrendo uma perseguição tenaz e impiedosa por parte de agentes da Cobra, pelas ruas de Xangai, com a ajuda do taxista Jin, que faz coisas absurdas com seu táxi. Mas no clímax da perseguição surge Canaan, que desvia para si os perseguidores, um velho maníaco e a psicopata Liang Qi. E com Canaan a coisa é bem outra: ela não foge, ela encara. No terrível confronto o velho perde a vida, mas Liang Qi escapa. A luta com a Cobra está apenas começando...

Rio de Janeiro, 5 de outubro de 2019.


 
Miguel Carqueija
Enviado por Miguel Carqueija em 05/10/2019
Reeditado em 05/10/2019
Código do texto: T6761795
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Miguel Carqueija
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 71 anos
2973 textos (184823 leituras)
56 e-livros (5030 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 19/10/19 06:55)
Miguel Carqueija