A Torre das Donzelas

Toda película que remete a histórias de dor, de luta nos faz repensar o dia a dia. Se passaram 40 anos e mulheres que lutaram contra a repressão do Estado, entre elas a ex-presidente Dilma Rousseff, são convidadas a relatar suas experiências dentro do cárcere.

97 minutos de um documentário brasileiro dirigido por Susana Lira. A rotina dessas mulheres que foram torturadas do DOI-CODI, presas pela OBAN. O retorno ao cenário que faz os sentimentos mais intensos voltarem.

Livros escondidos, culinária compartilhada, o olhar para o corpo, a emancipação. A cura pelo partilhar vivências. A saudade e a partida da "torre" que fora bem cuidada por elas.

É uma visão feminina dentro se um espaço tão cruel, tão doloroso. Se analisarmos o estilo do documentário notamos que ele faz uma narrativa integrada com o ambiente do passado, levando as ex-presas políticas a voltarem quase todas juntas em lugar que parece uma maquete do espaço original onde elas passaram meses, anos, longe dos seus ente queridos.

Presídio Tiradentes desativado 1972, palco também da tortura dos padres dominicanos entre eles de Frei Tito de Alencar.

Fui ver neste sábado (05/10) no Centro Cultural Dragão do Mar, esse filme. Pouquíssimas pessoas na sala 1. Mas que todas presentes saíram um pouco mexidas em alguns momentos emocionadas.

Longe dos grandes lançamentos se insentfico com essas histórias escondidas pouco passadas nas grandes salas por aí.

Carlos Emanuel
Enviado por Carlos Emanuel em 06/10/2019
Código do texto: T6762245
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.