A Sailor Moon em versão americanizada

A SAILOR MOON EM VERSÃO AMERICANIZADA
Miguel Carqueija

Encontra-se disponível no youtube um filme de longa-metragem muito curioso, “Sailor Moon the movie”, de 2014, um fanfilm realizado por certo David Paritsky, que assumiu diversas funções: produção, direção, edição, adaptação da história original de Naoko Takeushi e até em parte os figurinos. Para cinema amador é muito sofisticado. A abertura planetária é excelente, mas esta adaptação torna-se muito curiosa, bizarra mesmo, por uma série de detalhes que podem escandalizar muitos “moonies”: Sailor Moon não é mais japonesa mas norte-americana, mora em Nova Iorque, tem pai e mãe (o pai só aparece quase no final) mas falta o irmão Shingo. Ela não se chama Usagi Tsukino mas Serena, como foi posto na dublagem dos EUA já na tradução do animê original dos anos 90. Músicas de outros filmes da franquia foram utilizados. As atrizes que fazem as sailors (Mary Beth Schroeder faz tanto a Moon como a Vênus) não parecem ter 14 anos (idade das personagens no início do desenho) mas 20 ou mais, são feiosas até. Os gatos Luna e Artemis são audio-animatronics. O fanfilm apresenta, condensada, a história completa da primeira temporada, ou seja como Serena se torna uma heroína mística, o aparecimento das outras quatro, a luta contra o Reino Escuro (Dark Kingdom), a batalha final no Polo Norte. Mas é tão escrachado que copia passagens inteiras do desenho, ainda que utilizando artistas de carne e osso. Um exemplo: o confronto entre Sailor Moon e Endymion, onde até palavras semelhantes são ditas. Entretanto, apesar de tudo é um bom filme, e devemos reconhecer o esforço de Paritsky em homenagear este universo ficcional e sua criadora.


Resenha do fanfilm “Pretty soldier Sailor Moon – the Movie”. Nurdy Stuffy Production, EUA, 2014. Produção, direção, edição e adaptação: David Paritsky. Música: Takanori Arisawa, Michiru Oshima e Bob Summers. Produção executiva: Tenniele Spencer, Nathan Weick, Jennifer Dykhouse, Peggy Russell e Sean Mc Combe. Desenho de costumes: Alan Wong e David Paritsky. Duração: 2 horas, 22 minutos e 49 segundos. Em cores.
Criação de personagens e universo ficcional: Naoko Takeushi. Sailor Moon é marca registrada da editora Kodansha (quadrinhos) e da Toei (filmes), empresas japonesas.

Elenco:
Sailor Moon (Serena).............................Mary Beth Schroeder (Athena Reddy)
Sailor Mercúrio (Amy) ...........................Nicole Gelardi (Nikki McGee)
Sailor Marte (Rei)...................................Christine de la Rosa
Sailor Júpiter (Lita).................................Terese Panetta
Sailor Vênus (Mina)................................Mary Beth Schroeder
Endymion (Tuxedo Mask, Darien)..........Max Flanagan
Rainha Beryl...........................................Joyce Miller
Luna (voz) ..............................................Sandra Addison Paritsky
Jadeite....................................................Caleb Diolosa
Kunzite...................................................Thomas Beringer
Zoicite....................................................Daevid Mendivil
Nephrite................................................Brian McGee
Artêmis..................................................Ron Daw
Rainha Serenity.....................................Christina Panetta
Ikuko .....................................................Christina Panetta



Sou uma guerreira que luta pelo Amor e pela Justiça! Sou Sailor Moon, e punirei você em nome da Lua!”
(Sailor Moon)


Apesar do orçamento modesto (pelo que entendi houve uma vaquinhas entre amigos, fãs da Sailor Moon) este trabalho começa de forma “chic” numa fascinante abertura planetária que vai se aproximando da Terra até chegar a Nova Iorque, onde o Tuxedo Mask, ao tentar roubar furtivamente uma joalheria, é flagrado pela Sailor Vênus (ele não era ladrão, mas para a tender ao constante sonho com a Princesa da Lua, buscava achar o lendário e perdido Cristal de Prata). Então a cena passa para o apartamento onde reside com os pais a adolescente Serena, que ainda não sabe ser a Sailor Moon. Cenas clássicas de “como tudo começou”, já vistas em similar nos três seriados e no mangá, podem ser revistas em novo visual: Serena é chamada pela mãe, acorda atrasada para a escola, no caminho encontra com a gata preta (Luna) com o sinal da Lua na testa, depois essa gata entra em seu quarto e revela à garota (pois é uma felina falante) ser ela a guerreira escolhida, dá-lhe o famoso broche de transformação, ensina a palavra mágica (“Pelo poder do prisma lunar, transformação!”), Serena agora pode se transformar na guerreira mística Sailor Moon, a Guerreira do Amor e da Justiça. Encontra as outras sailors, forma a equipe de cinco para lutar contra o Reino Escuro da Rainha Beryl e seus quatro auxiliares. Depois fica sabendo da história passada do Milênio de Prata, o reino encantado onde ela fôra princesa, reino destruído pelas forças do mal. Como a Rainha Serenity, mãe da princesa, usando o poder do cristal de prata, encapsulou o Reino Escuro e mandou as guerreiras e o Príncipe da Terra e noivo da Princesa Serena, para o futuro, pois na Lua tudo era destruição. Como Darien (no original japonês Mamoru) era o mesmo Príncipe Endymion e aparecia como o misterioso Tuxedo Mask (mascarado de fraque), mas ele e Serena não se lembravam de se terem amado no passado remoto. Como trocam farpas e implicâncias até se conhecerem melhor. Como Darien é sequestrado pelo Reino escuro e a rainha Beryl lhe faz uma lavagem cerebral, e ele se volta contra Sailor Moon.
A cena comovente da luta entre Sailor Moon e seu amado (que só acontece no episódio 46 do animê original, dos anos 90) é aqui reproduzida: “Eu não quero lutar com você”, diz Serena. E por fim, a grandiosa batalha de poder entre Sailor Moon e a Rainha Beryl, isto é, entre o Bem e o Mal, entre a Luz e as Trevas, batalha que decidirá o futuro da humanidade e demonstra o caráter messiânico da protagonista.
Apesar de ser um pastiche mal interpretado e com uma condensação exagerada dos acontecimentos (mas afinal condensou-se um seriado inteiro num único filme de longa-metragem) vale a pena assistir, o carisma de Sailor Moon supre as deficiências da produção amadora.
A notar por fim a presença de canções antes divulgadas em séries, notadamente a sensacional versão em inglês, feita nos Estados Unidos, da belíssima “Lenda da luz da Lua”, o tema musical básico da Guerreira da Lua e cujo refrão poderoso é “She is the wonder Sailor Moon” (ela é a maravilhosa Sailor Moon).

Rio de Janeiro, 11 de outubro de 2019.

Aqui está o caminho para localizar o filme no youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=fNOMgaAHYSw