RETORNO DE SAILOR MOON episódio 16: um episódio de Sailor Mercúrio

RETORNO DE SAILOR MOON episódio 16: um episódio de Sailor Mercúrio
Miguel Carqueija

O primeiro seriado da Sailor Moon, produzido na década de 90, tomou muitas liberdades em relação ao mangá de Naoko Takeushi, deu um aspecto mais infantil à história e esticou-a ao máximo, com a criação de capítulos inexistentes nos quadrinhos. Há vários casos de capítulos elaborados em torno de uma das personagens e onde essa personagem é que salva a situação. É o caso deste episódio de Sailor Moon R, o segundo arco da série. Tudo gira em torno de Ami Mizuno, a Sailor Mercúrio. Atenção: é Ami que se pronuncia, foneticamente mesmo, embora na dublagem brasileira caudatária da norte-americana a menina seja chamada de Amy, ou seja, com pronúncia em inglês, quando provavelmente Ami nem quer dizer Amy. O curioso é que Ami, embora fale muito em sua mãe médica, de quem quer os passos seguir, o fato é que essa mãe nunca é vista, mesmo quando a Mercúrio está em casa. Ela deve ser muito ocupada, mas seria interessante se aparecesse de vez em quando (numa série posterior ele é vista, finalmente).


Resenha do episódio 62 – “A despedida de Ami” (episódio 16 da segunda temporada, “Retorno de Sailor Moon”) – do seriado de tv “Bishoujo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1993. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Shigeru Yanagawa. Caracteres: Kazuko Tadano. Supervisão de Naoko Takeushi. Tema de abertura: Moonlight densetsu. Tema de encerramento: Otome no policy.

Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kae Araki
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara
Artêmis..........................................Yasuhiro Takato
Shingo Tsukino...............................Chyoko Kawashima
Haruna Sakurada............................Chiyoko Kawashima
Gurio Umino.....................................Keiichi Nanba
Naru Osaka......................................Shino Kanikuma
Hino Rei (Sailor Marte)......................................Michie Tomizawa
Minako Aino (Sailor Vênus)...........Rika Fukami


“Por favor, não se esqueça de nós.”
(Sailor Moon)

“Eu quero continuar com vocês.”
(Sailor Mercúrio)



O episódio é sentimental. O mistério de Chibiusa (chamada Ríni na dublagem ocidental) continua, os inimigos de vez em quando atacam, pois o Clã da Lua Negra, vindo do futuro, busca o cristal de prata e também identificar os “pontos sagrados” de Tóquio para infectá-los e impedir o surgimento, no futuro, da Tóquio de Cristal. Mesmo assim, interessada em prosseguir seus estudos para se tornar médica, Ami resolve ir para a Alemanha. Suas companheiras ficam preocupadas e Sailor Moon especialmente se incomoda. Mas afinal todas concordam que Ami, mesmo sendo uma sailor, tem o direito de seguir a sua vida e os seus sonhos.
Entre os espectadores, porém, ninguém vai achar que uma guerreira mística pode renunciar assim ao seu destino e sua missão, abandonando as companheiras. É fácil prever que Ami desistirá da viagem e retornará a tempo de salvar suas amigas que se viam em situação difícil diante do inimigo. Esta é a hora da Mercúrio, cujos poderes (é a guerreira da água e da névoa) são os mais suaves do quinteto.

Rio de Janeiro, 18 de janeiro de 2020.