"Nature now", "Natureza agora" com Greta Thunberg

Este filmete tem apenas 3 minutos e 40 segundos de duração porém é valioso e envolvente. Foi produzido em 2019 pela Gripping Films Ltd. e Natural Climate Solutions (NCS), na Inglaterra, com produção e direção de Tom Mustill e apresentação da ativista ambiental Greta Thunberg e do jornalista George Monbiot.
"Nosso clima está se deteriorando."
"Grande parte do nosso planeta foi danificada."
"Tudo importa. O que você faz importa."
(Greta Thunberg)
A mensagem de Greta, Monbiot e do cineasta Tom Mustill é concisa e objetiva. A natureza está sendo degradada em larga escala e numa velocidade insana, com inúmeras formas de vida sendo eliminadas. A poluição avança. Entretanto há um grande remédio ao nosso alcance: a árvore. De fato a árvore protege o ciclo das águas, sem ela vêm a seca e a erosão, a degradação do meio ambiente. Ela também, principalmente, absorve o carbono que as insensatas emissões trazidas pelo uso de combustível fóssil lançam sem parar na atmosfera.  A conclusão lógica é proteger as florestas.
"Precisamos proteger, restaurar e financiar", diz Greta Thunberg. E nisso eu penso: há anos que falo não bastar diminuir e combater as derrubadas e queimadas de florestas, é preciso reflorestar, pois a simples diminuição não elimina a destruição. Aumente ou diminua a derrubada de árvores ela continua e a cada ano diminui a área florestal do mundo.
Sem reflorestamento a seca será cada vez mais universal, a água potável diminuirá cada vez mais.
E embora se fale muito nas queimadas e derrubadas, ninguém trata ou sequer fala em reflorestamento. A mídia tampouco fala.
Só quem fala é a Greta Thunberg e quem a ela se associa.
Notem que, apesar de toda a difamação e injúrias que assacam contra a garota, ela é meiga e ponderada. Também não há nada de impróprio na fala de George Monbiot.
Não há discurso politico no filme, muito menos carbonario. Ninguém fala que é preciso "estrangular os capitalistas com as suas próprias tripas" e outras asneiras do radicalismo esquerdista. Greta Thunberg é uma menina civilizada e suas intenções merecem aplausos. Ela está simplesmente falando a verdade, defendendo o planeta, a natureza e a raça humana. Como pouca gente faz.

Rio de Janeiro, 3 de agosto de 2020.



Aqui está o endereço do filme no YouTube. Assistam antes de comentar, dura menos de 4 minutos.

youtu.be/ii4yec9BPVE