A DEUSA NEGRA episódio 2: Keita é envolvido pelo destino

A DEUSA NEGRA episódio 2: Keita é envolvido pelo destino
Miguel Carqueija

Os caminhos de Keita e Kuro voltam a se cruzar e desta vez de forma mais envolvente. Kuro, apesar de sua origem nobre e seus poderes, está em Tóquio sem ter onde cair morta, e perseguida por elementos malignos. Isso é um tanto difícil de compreender, mas é a realidade da jovem “mototsumitama”, uma criatura sobre-humana mas de aparência totalmente humana. Kuro é infantilmente ingênua e consegue ser introduzida por Akane no apartamento de Keita, que a flagra no ato de comer um repolho (!) de sua geladeira. Mas Keita não quer se envolver no que quer que seja que Kuro representa e a manda embora. Só para se apiedar dela e procurar pela garota levando comida, até achá-la numa praça. É noite, mas nada justifica, a não ser problemas técnicos, o cacoete comum em desenhos animados, das ruas vazias, onde só aparecem os personagens da trama, e mesmo terríveis combates não atraem a atenção de ninguém, nem da polícia, nem dos passantes a pé ou de carro, ou dos moradores de suas janelas. Comenta-se que essas ruas vazias inverossímeis explicam-se porque cada personagem representa mais trabalho para os desenhistas além de se imiscuir na trama mesmo acidentalmente. Mas eu nunca me acostumo com isso.


Resenha do capítulo 2 do seriado japonês de animação "Kurokami" (A deusa negra), "Contrato". Estúdio Sunrise, Japão, 2009. Direção: Tsuneo Kabayashi. Roteiro: Reiko Yoshida. Música: Tomohisa Ishikawa. Com base no mangá sul-coreano de Lim Dall Young (história) e Park Sung Alô (arte). Editora Square Enix, revista Young Gangan, em 19 volumes.

Elenco de dublagem:
Kuro...,,.......................................Noriko Shitaya
Keita Ibuki..................................Daisuke Namikawa
Akane Sano................................Sayaka Ohara
Punipuni.....................................Yumi Touma
Excel....,.....................................Yukari Tamura
Steiner.......................................Joji Nakata
Yakumo......................................Hirofumi Nojima
Makana......................................Eri Sendai
Nam.........,.................................Yukana
Reishin......................................Katsuyuki Konishi
Daishi Kuraki.............................Satoshi Hino
Yuki Kaionji...............................Satsuki Yukino
Raiga.........................................Eiji Miyashita
Hiyo............................................Kenji Hamada
Shinobu Nanase.........................Yumi Touma
Mikami Hojo.............................,.Yuko Kaida


“Este é o destino dos humanos.”
(Kuro)

“Existem três cópias da mesma pessoa no mundo, mas seu destino se diferencia. Se ocorrer deles se encontrarem entre si, baseado nas regras estabelecidas, eles devem ser aniquilados por doenças, acidentes e outras causas.”
(Kuro)

“Mototsumitama existe para controlar o equilíbrio da existência.”
(Kuro)


Desta vez Kuro é atacada por vários maus elementos, parecendo uns “punks”, liderados por um sujeito feio e sem aparência jovem mas com ares de “beatnik” ou coisa que o valha, mas que é outro adversário sobre-humano. Segue-se uma cena muito violenta onde Kuro de início leva a pior, mesmo tendo vencido os capangas, mas o líder demonstra grandes poderes e auto-confiança. Kuro é várias vezes jogada longe e quando Keita tenta chamar a polícia com seu celular o sujeito o fere mortalmente com um de seus golpes de energia. Kuro consegue reagir e atordoar o inimigo, aproveitando para fugir pela escuridão levando o rapaz. Mais adiante, como único meio de salvá-lo de morrer e sem consultar o jovem inconsciente, ela faz um “contrato” com ele, passando-lhe poderes e estabelecendo uma ligação entre os dois. Quando são alcançados pelo inimigo Keita já pode participar da luta. É interessante a cena em que Kuro, já caída no chão e cheia de ferimentos, consegue enxergar e agarrar o chicote energético utilizado pelo oponente, e pelo chicote ela lança sua própria energia e com tanto vigor que destrói o inimigo.
Mas para Keita isto representa uma realidade assustadora. Ele nem sabe ainda quem são ao certo os perseguidores da jovem paranormal. Sabe apenas que agora ele está envolvido até a raiz dos cabelos e não poderá fugir, terá de lutar junto com Kuro. Afinal, agora ele também dispõe de poderes.

Rio de Janeiro, 28 de agosto de 2020.

(na imagem Kuro e seu cachorrinho Puni Puni)