O enigma das cartas: o mistério do inconsciente

O ENIGMA DAS CARTAS: O MISTÉRIO DO INCONSCIENTE
Miguel Carqueija

Um dos filmes mais interessantes do cinema norte-americano do final do século passado, “House of cards” (isto é, “A casa de cartas”) mostra uma menina de seus cinco anos, Sally, que após perder o pai num acidente ocorrido no México, durante pesquisa arqueológica, adquire uma espécie de autismo e emudece, desconsertando a mãe, a arquiteta Ruth Matthews (Kathleen Turner, uma boa atriz), e o irmão mais velho, Michael (Shiloh Strong).
Ruth não quer admitir que a menina está com grave distúrbio psicológico que a coloca em risco de vida e vê a chegada do psiquiatra infantil Jack Berlander (Tommy Lee Jones) como uma intromissão.
A atriz-mirim Asha Menina, que interpreta Sally, está sensacional em sua interpretação. Ela é muito natural ao viver uma criança que deixa de falar e apresenta estranhas reações e que sobe em locais altos, sem nenhum problema de equilíbrio. Mas ao construir o castelo de cartas o enigma — do que realmente ocorre em sua mente — chega ao ápice. Ruth tentará por todos os meios decifrar a mensagem que a menina, do mundo nebuloso onde se encontra, procura transmitir.
Michael é um personagem interessante, que dos seus dez ou onze anos não consegue se concentrar na vigilância da irmã caçula que se comporta tão estranha e perigosamente.
O filme tem alguns defeitos e o final não é de todo satisfatório, mas foge completamente ao estilo escrachado e contra-culturista que domina o cinema moderno. Vale a pena assistir.



Título Original: House of Cards. Penta Pictures/A&M Films, EUA, 1993. Distribuição: Miramax Films. 109 minutos. Direção: Michael Lessac. Roteiro: Michael Lessac, baseado em estória de Robert Jay Litz e Michael Lessac. Produção: Wolfgang Glattes, Lianne Halfon e Dale Pollock. Música: James Horner. Fotografia: Victor Hammer.

Elenco:
Kathleen Turner (Ruth Matthews)
Tommy Lee Jones (Jacob T. Beerlander)
Asha Menina (Sally Matthews)
Shiloh Strong (Michael Matthews)
Esther Rolle (Adelle)
Park Overall (Lillian Huber)
Anne Pitoniak (Juiz)
Joaquín Martínez (Selord)
Rick Marshall (Frank Stearson)
Reuben Valiquette Murray (Reuben)
Michael Horse (Stoker)