RETORNO DE SAILOR MOON episódio 24: a primeira conversão

RETORNO DE SAILOR MOON episódio 24: a primeira conversão
Miguel Carqueija

A grande fraqueza dos vilões que aparecem na série de Sailor Moon é a sua habitual desunião: insolidários, impiedosos entre eles mesmos. Não é irreal: os maus não têm amor, ou não o têm o suficiente, portanto lhes falta a lealdade. E quando dispõem de autoridade uns sobre outros, costumam também ser cruéis. Neste episódio isto vai ficando evidente. No disco voador que flutua de grande altura sobre Tóquio, o caviloso Rubeus, agente da Lua Negra, já está perdendo a paciência com as Quatro Irmãs. Recapitulando, vieram do futuro caçando Chibiusa, por razões ainda mal explicadas. A Terra do futuro foi atacada pelo Clã da Lua Negra. Chibiusa, tendo obtido a chave do tempo, veio ao passado, mas o que realmente acontecerá no futuro ainda é mistério para as “sailors”. Agora, Rubeus designa Karnesai para mais uma tentativa de matar Chibiusa. Karnesai, como as demais, tem uma paixão por Rubeus, mas este lhe é de todo indiferente. Ele próprio está sendo pressionado pelo sinistro “Grande Sábio” (Wiseman), o misterioso ser encapuzado e amortalhado, cujas mãos parecem um filme de efeitos cromáticos. Wiseman alerta que Chibiusa aparecerá no templo xintoísta onde se reúnem Sailor Moon e suas companheiras. E que Karnesai poderá ser abatida ao tentar matar a garota. Rubeus, porém, observa com desprezo que ela é apenas uma servidora. Apesar de Karnesai amá-lo, ele a despreza de maneira abjeta.
Não resta a menor dúvida que Rubeus é um sujeito muito mau.


Resenha do episódio 70 – “Uma luta pelo amor: Sailor Marte contra Karnesai” (episódio 24 da segunda temporada, “Retorno de Sailor Moon”) – do seriado de tv “Bishoujo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1993. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Shigeru Yanagawa. Caracteres: Kazuko Tadano. Supervisão de Naoko Takeushi. Tema de abertura: Moonlight densetsu. Tema de encerramento: Otome no policy.
Elenco de dublagem original:
Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kae Araki
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara
Artêmis..........................................Yasuhiro Takato
Shingo Tsukino...............................Chyoko Kawashima
Haruna Sakurada............................Chiyoko Kawashima
Gurio Umino.....................................Keiichi Nanba
Naru Osaka......................................Shino Kanikuma
Hino Rei (Sailor Marte)......................................Michie Tomizawa
Minako Aino (Sailor Vênus)...........Rika Fukami
Chibiusa....................................Kae Araki



“Não acredito que nós estamos tomando sorvete com dois gatos!”
(Sailor Vênus – na cena em que se encontra na sorveteria com Sailor Júpiter e os gatos Luna e Artêmis)

“O futuro de agora em diante é o que importa.”
(Sailor Marte para Karnesai)


O cerne do episódio acaba sendo um conflito entre Sailor Marte e Karnesai já que, em sua identidade de Rei Hino, Marte é uma aprendiz de miko (sacerdotisa xintoísta) no Hikawa Jinja (Templo Hikawa), onde a vilã, conforme a instrução de Wiseman, tenta emboscar Chibiusa. De passagem é interessante lembrar que Naoko Takeushi, a criadora da série, antes de ser desenhista foi sacerdotisa xintoísta, portanto provavelmente a Sailor Marte é uma projeção de sua própria personalidade.
Karnesai não entende o amor verdadeiro e a compaixão, embora sinta paixão por Rubeus, que ela ingenuamente supõe ser correspondida apesar das grosserias que recebe. Por isso ela não entende que Yuichiro, o zelador do templo, goste de Rei mesmo sendo tratado de forma rude por ela. Na verdade Rei até gosta de Yuichiro, mas tem pavio curto para com a simplicidade humilde do rapaz. No entanto ela o defende quando Yuishiro é atacado. Karnesai custa a compreender os sentimentos de amor, compaixão e solidariedade, coisas que a deixam perplexa, mas quando fracassa em matar Chibiusa ela é simplesmente abandonada por Rubeus, que se recusa a ajudá-la e a proíbe de retornar à nave.
O desespero de Karnesai é amenizado primeiro por Sailor Marte (vide frase acima), que se compadece de sua situação, e em seguida por Sailor Moon que, usando o seu poder de redimir, purifica Karnesai livrando-a da aura maligna da Lua Negra.
Em sua estupidez e perversidade Rubeus não percebeu que perder Karnesai era uma derrota para o Clã da Lua Negra. Aliás este é um apanágio de Sailor Moon ao longo da saga: muitos dos inimigos são por ela curados. Sempre que pode, Sailor Moon purifica os maus em vez de combatê-los.

Rio de Janeiro, 1º de setembro de 2020.



Imagens: Sailor Marte, Sailor Moon, e a cena da sorveteria com Sailor Vênus, Sailor Júpiter e os dois gatos.