Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O Dilema das Redes

Estreou na última quarta-feira (9/9/20) na Netflix o documentário "O Dilema das Redes". A produção de 1h34min foi dirigida por Jeff Orlowski. A obra reúne um time de especialistas em Tecnologia e estudiosos de áreas como psicologia que se dedicam a estudar as redes sociais. São eles: Jaron Lanier; Roger McNamee; Aza Raskin; Justin Rosenstein; Jeff Seibert; Tim Kendall e Sean Parker. Para quem não é da área de tecnologia, é normal que não conheçam nenhum desses nomes, mas eles são como estrelas de Hollywood ou astros da música pop na área da tecnologia da informação. Todos os entrevistados alertam para o potencial de destruição que as redes sociais possuem, em que a democracia, e a própria humanidade, estão sob grave ameaça. Com a participação deles as empresas do Vale do Silício ajudaram as mais famosas plataformas a aumentar seus ganhos com anúncios voltados para os usuários de maneira direcionada, e aí vemos um retrato bastante diferente e um tanto amedrontador do uso de redes sociais, outrora conhecidas apenas por fazer boas ações, tais como, Google, Facebook. Instagran, Twiter, Whatsapp, Youtube e outras. Algo que chama a atenção nesse documentário é a participação dessas pessoas em usar sua inteligência para alavancar meios de conseguir mais e mais usuários dependentes das redes, como se fosse uma droga real, alimentando o cérebro com a dopamina, neurotransmissor que ativa o sistema de recompensa do cérebro. Ela é a mesma substância química que nos faz sentir bem quando fazemos coisas prazerosas.É interessante que isso é conseguido nas redes sociais por meio de coisas simples como quantas curtidas sua foto terá, quantos visualizarão seus posts, etc, mas se contarmos os bilhões que utilizam destas redes diariamente, vemos o potencial que se consegue com ficar conectado mais tempo do que é necessário. Interessante que, todos os ex trabalhadores destas empresas foram categóricos em dizer que não permitem que seus filhos jovens tenham redes sociais, o que é chocante. A internet e as mídias sociais, tem se popularizado numa velocidade alarmante, surgindo histórias sobre invasões de privacidade, vazamentos de dados, influência em eleições, servindo mais a governos totalitários do que nunca antes, enfraquecendo democracias, inclusive. Talvez essas coisas demorem um pouco para ocorrer de maneira global, mas está caminhando a passos largos para isso. No vídeo, o ex-executivo do Twitter Jeff Seibert explica: “O que quero que as pessoas saibam é que tudo o que estão fazendo online está sendo observado, está sendo monitorado, está sendo medido. Cada ação que você realiza é cuidadosamente monitorada e registrada. Exatamente quais imagens você para e olha, por quanto tempo você olha para elas - ah, sim, sério, por quanto tempo você olha para elas”.
Alguns poderiam ver o documentário como uma teoria da conspiração, mas os últimos acontecimentos no mundo, como a eleição em 2016 nos Estados Unidos, matanças e perseguição em Myanmar, a eleição no Brasil em 2018, e o fato do documentário trazer especialistas para tratar dos problemas associados a redes sociais mostram algo real acontecendo e que devemos estar atentos, especialmente quem tem filhos jovens, em idade escolar. Os especialistas mostrados, são bem claros quanto aos perigos de permitirmos que as redes comandem nossa maneira de viver ou de ver as coisas. Chegamos a um alerta vital deixado como lição: “Especialistas em tecnologia e profissionais da área fazem um alerta: as redes sociais podem ter um impacto devastador sobre a democracia e a humanidade”.
Não deixe de ver.
Parzival
Enviado por Parzival em 13/09/2020
Código do texto: T7061763
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre o autor
Parzival
São Paulo - São Paulo - Brasil
412 textos (18004 leituras)
1 áudios (11 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 26/09/20 18:45)
Parzival