O dilema social

O documentário com título em português "O dilema das redes" (2020, direção de Jeff Orlowski) devia ter preservado o título no original em inglês, que ao pé da letra seria "O dilema social". O dilema de que trata o filme, as redes sociais, tem um alcance que interessa a toda a nossa civilização.

O dilema é: a tecnologia de informação avança para uma utopia ou uma distopia? Entrevistas com ex-altos funcionários das corporações do Vale do Silício (Facebook, Google, Twitter, Instagram, Pinterest, etc.) revelam como a inteligência artificial dos algoritmos supera em muito as fragilidades humanas, e está a nos controlar.

Afirmam que não somos usuários ou consumidores da tecnologia de informação, mas somos o produto. Somos oferecidos aos fazedores de opinião, seja para consumirmos, para votarmos, para adorarmos ou para odiarmos.

Os entrevistados chegam a afirmar que, se não soubermos nos contrapor ao controle pelas mídias sociais, a crescente polarização nos levará a guerras civis e à completa degradação do planeta.

Não percam o filme, essencial para estes dias.

Mário Sérgio de Melo
Enviado por Mário Sérgio de Melo em 04/10/2020
Reeditado em 07/10/2020
Código do texto: T7079342
Classificação de conteúdo: seguro