RETORNO DE SAILOR MOON episódio 26: purificação completa

RETORNO DE SAILOR MOON episódio 26: purificação completa
Miguel Carqueija

Neste episódio as duas “Irmãs da Maldade” (ou Sibilinas, ou da Perseguição, há várias traduções) remanescentes atacam o templo xintoísta para sequestrar as duas que deixaram o Clã da Lua Negra e agora são olhadas como traidoras. As cinco sailors estão no local e enfrentam as inimigas, porém Rubeus, que cada vez se revela mais cinicamente perverso, confia a Kalaverai um báculo que absorve energia e supera aparentemente o poder das sailors. Há uma dura batalha pela frente, mas o que prevalece é que se trata de um combate entre a bondade e a maldade. Karnesai e Berserai já estão regeneradas, e procuram convencer Kalaverai e Bertsai a deixarem aquele caminho tortuoso. Entre as quatro irmãs não havia verdadeira amizade, mas competição e hostilidade. Rubeus, instigado pelo “Grande Sábio” (Wiseman) só quer duas coisas: matar Chibiusa e se apossar do cristal de prata. Os dois fatores que permitirão, no distante futuro, a destruição da Tóquio de Cristal e a derrota da Rainha Serenity. E ele despreza as quatro irmãs como simples “servidoras” que descartará após obter o que deseja.
Esta total impiedade de Rubeus, mais a bondade compassiva de Sailor Moon e suas companheiras, determinará o desfecho do episódio.


Resenha do episódio 72 (A tristeza das quatro irmãs) – (episódio 26 da segunda temporada, “Retorno de Sailor Moon”) – do seriado de tv “Bishoujo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1993. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Shigeru Yanagawa. Caracteres: Kazuko Tadano. Supervisão de Naoko Takeushi. Tema de abertura: Moonlight densetsu. Tema de encerramento: Otome no policy.

Elenco de dublagem:
Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kae Araki
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara
Artêmis..........................................Yasuhiro Takato
Shingo Tsukino...............................Chyoko Kawashima
Haruna Sakurada............................Chiyoko Kawashima
Gurio Umino.....................................Keiichi Nanba
Naru Osaka......................................Shino Kanikuma
Hino Rei (Sailor Marte)......................................Michie Tomizawa
Minako Aino (Sailor Vênus)...........Rika Fukami
Chibiusa.....................................Kae Araki


“Por todos os que têm coração!”
(Sailor Mercúrio)

“Por todos os seres vivos deste planeta!”
(Sailor Júpiter)

“Para que continuem existindo amor, fraternidade e futuro!”
(Sailor Vênus)


São dramáticos os lances da luta contra Kalaverai, que parece levar vantagem contra todo mundo, mas a estrategista Sailor Mercúrio, com seu computador portátil, identifica a fonte de poder no báculo, que mexe com o equilíbrio entre as dimensões. Quando elas conseguem jogar longe o objeto, este abre um portal e torna-se necessário que as cinco sailors nele pulem e unindo seus poderes o fechem.
Comovidas pela bondade de Sailor Moon e suas companheiras, Kalaverai e Bertsai afinal se arrependem do mal que vinham fazendo e Sailor Moon as purifica com o poder do seu cetro, retirando-lhes os poderes. As quatro agora serão moças terrestres, desprovidas de poderes paranormais. Só não sei como é que arranjaram documentos. Mas tais detalhes passam batidos nessas histórias.
Entretanto, a pequena Chibiusa acompanhou tudo a distância e agora sabe que a Serena é a Sailor Moon e tem de fato o cristal de prata que ela, Chibiusa, veio do futuro para buscar. Sabe que Ami, Rei, Makoto e Minako são as “sailors” (marinheiras ou navegantes) Mercúrio, Marte, Júpiter e Vênus.
O que fará agora Chibiusa?

Rio de Janeiro, 8 de outubro de 2020.