Preocupada com as amigas, Sailor Moon medita em como resgatá-las.

RETORNO DE SAILOR MOON episódio 28: Sailor Moon vai ao encontro do inimigo

RETORNO DE SAILOR MOON episódio 28: Sailor Moon vai ao encontro do inimigo

Miguel Carqueija

Num dos mais espetaculares episódios do longo seriado “Bishojo senshi Sailor Moon” (A linda guerreira Sailor Moon), a heroína se vê num dos momentos mais cruciais da sua existência. As suas guardiães e amigas Mercúrio, Marte, Júpiter e Vênus foram abduzidas pelo gigantesco disco voador de Rubeus, que veio do futuro e da Lua Negra. Rubeus ainda quer o cristal de prata e a princesinha Chibiusa, para acabar com a dinastia lunar e se apossar do grande poder luminoso que um dia pertenceu à Rainha Serenity do extinto Milênio de Prata da Lua. Do apartamento de Mamoru Chiba (Darien como é conhecido na América) Usagi Tsukino (Serena), Chibiusa, Mamoru e os gatos Artêmis e Luna ouvem o ultimato de Rubeus: as três da madrugada ele voltará e quer o cristal e Chibiusa.
Serena sabe que Chibiusa é culpada pelo rapto das “sailors” por ter furtado o cristal de prata com o broche de transformação e tentado retornar ao futuro. Mas não consegue ter raiva da criança, que ela ainda não sabe ser a sua filha do futuro. Quando Mamoru tenta obter a verdade de Chibiusa só consegue duas informações: ela queria o cristal para ajudar sua mãe, lá no futuro, e também não sabe o que são “eles” (o clã da Lua Negra), pois “surgiram repentinamente”.
Logo, porém, os acontecimentos se precipitam: resolvida a não por mais ninguém em risco Serena sai sozinha e às escondidas do apartamento, e ganha a rua em plena madrugada. Mamoru percebe, avisa aos demais, porém enquanto ele fala com os gatos Chibiusa aproveita e sai também, motivada pela intensa vontade de ajudar Sailor Moon por reconhecer sua própria culpa na situação.



A dramática cena já no interior do imenso disco voador: Rubeus, sadicamente, exibe a Sailor Moon e Chibiusa as quatro sailors crucificadas e sob o poder do cristal negro.

Resenha do episódio 74 (A batalha decisiva no espaço) – (episódio 28 da segunda temporada, “Retorno de Sailor Moon”) – do seriado de tv “Bishoujo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1993. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção: Horoki Shibata. Roteiro: Katsuyuki Sumisawa. Direção: Kunihiko. Caracteres: Kazuko Tadano. Supervisão de Naoko Takeushi. Tema de abertura: Moonlight densetsu. Tema de encerramento: Otome no policy.


Rubeus, o poderoso agente da Lua Negra. Perverso e desprovido de sentimentos humanos, não tem nenhum escrúpulo em tentar matar uma criança como Chibiusa. Após 15 episódios de perseguição contra a menina, será eliminado por Sailor Moon neste episódio.

Elenco de dublagem original japonesa:
Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kae Araki
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara
Artêmis..........................................Yasuhiro Takato
Shingo Tsukino...............................Chyoko Kawashima
Haruna Sakurada............................Chiyoko Kawashima
Gurio Umino.....................................Keiichi Nanba
Naru Osaka......................................Shino Kanikuma
Hino Rei (Sailor Marte)......................................Michie Tomizawa
Minako Aino (Sailor Vênus)...........Rika Fukami
Chibiusa.....................................Kae Araki
Rubeus.......................................Witaw Tukagi.
Esmeraude..................................Mami Koyama



O acerto de contas com o monstro. Empunhando o cetro místico lunar, Sailor Moon enfrenta Rubeus e o poder do cristal negro.


“Nada mais me surpreende.”
(Chibiusa)

“Aguentem, meninas. Logo irei salvá-las.”
(Sailor Moon)

“As duas estão pensando a mesma coisa. Não sei do que se trata, mas parece que foram feitas do mesmo molde.”
(Mamoru Chiba)


Mamoru chega tarde demais, porém a tempo de ver as duas, Serena e Chibiusa, serem levadas pelo raio trator de Rubeus. Os gatos chegam a achar que é o fim, e que Sailor Moon não conseguirá escapar da imensa nave espacial que se afasta para o espaço.
Mas Serena, já transformada em Sailor Moon e de novo de posse do sagrado cristal de prata, foi lá para lutar. O combate entre ela e Rubeus, onde o vilão, orgulhoso de seus poderes, desdenha sua adversária, é eletrizante. Sailor Moon chega a ser lançada ao chão por um efeito de gravidade elevada, controlada por Rubeus, mas cujo poder é garantido pelo grande cristal negro vindo da Lua Negra. Para surpresa do vilão, porém, a Princesa da Lua Branca consegue se erguer e confronta seu adversário. Serena viu suas amigas crucificadas (sic) e inconscientes num dos lados do espaço interno da nave, e não está disposta a desistir. Quando Rubeus consegue derrubá-la ela se reergue e ataca de novo, ao mesmo tempo em que a garota, Chibiusa, num supremo esforço, arranca o cristal negro de sua base, e ao cair ele se quebra todo.
A nave perde o controle e cai na direção da Terra, pois já se encontrava em órbita. O fogo surge e se alastra. Sailor Moon e suas amigas unem seus poderes e se teleportam para ir embora, levando Chibiusa junto. A maligna Esmeraude, da Lua Negra, por algum caminho temporal não revelado ainda aparece para zombar de Rubeus (é significativo como os vilões se desprezam e invejam mutuamente nesta série) e retornar ao futuro; o UFO afinal explode matando Rubeus, um cruel inimigo finalmente derrotado por Sailor Moon.
Mais uma vez a Guerreira do Amor e da Justiça saiu vitoriosa. Há neste episódio cenas antológicas, como aquela em que Serena, ainda na expectativa do combate, imagina o que teria dito se ainda fosse como antes, quando ainda era medrosa. “Não quero ir lá sozinha!”, interpreta ela a si mesma. Mas ela não é mais a Sailor Moon indecisa dos primeiros tempos, e só não foi sozinha porque Chibiusa conseguiu segui-la.
Agora os caminhos de Sailor Moon e Chibiusa se entreleçarão cada vez mais.

Rio de Janeiro, 25 de novembro de 2020.



O ataque final de Sailor Moon: a Princesa da Lua vence com o poder da Luz.