Cinquenta tons de "Amour" de Haneke

Texto originalmente escrito em 2015.

Estava eu revendo o longa-metragem "Amour", do fabuloso Haneke, qnd minha mãe me interrompe indagando por que eu assistia a um filme incomodo daquele, sobre um casal de idosos enfrentando os desafios do relacionamento na terceira idade.

Neste instante, me dei conta de que esse filme é uma obra de arte, e de que o Haneke é um dos grandes cineastas da vanguarda e de toda história conhecida do cinema.

Numa época onde as pessoas anseiam por ver nas telas histórias de jovem-rico- confiante seduz moça-pobre-inibida e na qual casais prematuros fazem juras de amor eterno, ele se propõem a mostrar que a realidade é distante deste ideal.

"Amor" é um filme indigesto, conflitante, que causa sentimento de toda ordem ao espectador. Ele nos convida a questionar qual é o verdadeiro significado do amor e se esse é capaz de sobreviver aos percalços de uma vida matrimonial longeva.

Do contrário, a sequência Cinquenta tons de cinza, pra ficar num bom exemplo, somente terá alguma relevância enquanto obra, se se propuser a mostrar a vida do casal há daqui uns 40 anos, e se a atração que sentem um pelo outro sobreviverá a deterioração inerente ao corpo, que me parece ser o único combustível da trama, sem o qual a história não se mantém.

.

.

.

Dizer que ama uma pessoa aos vinte e poucos anos, qualquer um é capaz; dizer que a amaria aos 30, aos 60 e aos 80 com a mesma intensidade e dedicação aos de vinte e poucos anos, é só para - como diz o poeta - “para quem está pronto para o amor”

Porque, como diz o outro poeta, é preciso saber bem qual é o objeto do nosso amor, e não recuar diante de qualquer pretexto.

Dave Le Dave II
Enviado por Dave Le Dave II em 07/12/2020
Reeditado em 08/12/2020
Código do texto: T7130050
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.