A DEUSA NEGRA episódio 7: a princesa oculta

A DEUSA NEGRA episódio 7: a princesa oculta
Miguel Carqueija

Afinal o sétimo episódio de “Kurokami” (deusa negra) desvenda boa parte do mistério que cerca Kuro e toda a trama. Após o encontro com Yakumo, a quem ela conhecia em seu passado, Kuro revela a Keita quem ela realmente é: uma princesa (“hime”) de sua tribo, que habita um mundo dentro do mundo, a Terra Sagrada, separada do mundo normal por uma barreira espiritual. Algo como Hogwarts em “Harry Potter”, ou Nárnia, ainda que em nível mais regional. Um mundo protegido por uma pedra sagrada (as pedras sagradas são comuns nessas fantasias). Um belo dia aconteceu uma grande tragédia: o irmão mais velho de Kuro, Reishin, praticou uma grande matança, eliminando a própria mãe, a “miko” (sacerdotisa), deixando Kuro extremamente chocada, e apenas deixando a entrever a motivação, de levar o poder que detinha à Terra e eliminar quem se pusesse em seu caminho. Kuro revela a Keita que ainda pretende perguntar a Reishin porque ele cometeu aquelas atrocidades e, “dependendo de sua resposta, eu o matarei”.


Resenha do capítulo 7 do seriado japonês de animação "Kurokami" (A deusa negra), "O passado de Kuro". Estúdio Sunrise, Japão, 2009. Direção: Tsuneo Kabayashi. Roteiro: Reiko Yoshida. Música: Tomohisa Ishikawa. Com base no mangá sul-coreano de Lim Dall Young (história) e Park Sung Alô (arte). Editora Square Enix, revista Young Gangan, em 19 volumes.

Elenco de dublagem:
Kuro...,,.......................................Noriko Shitaya
Keita Ibuki..................................Daisuke Namikawa
Akane Sano................................Sayaka Ohara
Punipuni.....................................Yumi Touma
Excel....,.....................................Yukari Tamura
Steiner.......................................Joji Nakata
Yakumo......................................Hirofumi Nojima
Makana......................................Eri Sendai
Nam.........,.................................Yukana
Reishin......................................Katsuyuki Konishi
Daishi Kuraki.............................Satoshi Hino
Yuki Kaionji...............................Satsuki Yukino
Raiga.........................................Eiji Miyashita
Hiyo............................................Kenji Hamada
Shinobu Nanase.........................Yumi Touma
Mikami Hojo.............................,.Yuko Kaida


“Não faz mal chorar nas horas difíceis.”
(Keita Ibuki)


O surgimento de novos personagens como Yakumo e Kogure acrescenta novos elementos à história, que se ressente porém de algumas cenas mais violentas que o necessário e também o fato dessas lutas ocorrerem em locais que não deveriam estar desertos. Esta idiossincrasia de tantos desenhos deveria ser contornada de alguma forma, tal a sua inverossimilhança.
Kuro, apesar dos seus poderes, parece às vezes bem vulnerável diante de seus inimigos, apesar de haver superado vários bem poderosos. Ao que parece, a sua sincronização com Keita (operação necessária para enfrentar lutas difíceis) ainda não é satisfatória. Keita hesita em sincronizar com Kuro por saber que, para ele, isso pode significar uma redução do tempo de vida. Neste episódio porém ele toma a decisão de tomar parte em todas as lutas que se fizerem necessárias, afinal sua vida já está entrelaçada a Kuro e ela está em constante risco de vida.
Kuro é uma personagem simpática pela sua inocência e simplicidade (uma de suas características é ser gulosa), contrastando com seu poder de combate corpo-a-corpo. A série, porém, não é para ser vista por crianças, mesmo sendo neutra em assuntos de sexo, mas o nível de violência não a recomenda para o público infantil.
Nas “cenas do próximo capítulo” adianta-se que Excel dará a Keita um objeto que o tornará mais apto a lutar ao lado de Kuro. A lealdade que vai surgindo entre os dois, embora pertençam a mundos diferentes, é sem dúvida o ponto alto da série.

Rio de Janeiro, 13 de dezembro de 2020.