ASAS (1927)

Direção – William A. Wellman

William A. Wellman foi um cineasta norte-americano que notabilizou-se por dirigir a primeira produção a receber o Oscar de Melhor Filme da História do Cinema, com este longa Wings (Asas). Na sua carreira, Wellman dirigiu mais de oitenta filmes, destacando-se entre eles, o próprio Asas (1927), Céu Amarelo (1948), e no mesmo ano, o excelente Cortina de Ferro, disponível no Canal do Youtube do Blog Verdades de um Ser (Clique no link)

Por ter combatido na Primeira Guerra Mundial como aviador, inclusive sendo condecorado com a Cruz de Guerra, tinha verdadeira fixação ou adoração por aviões, sendo esta, a principal característica que o credenciou para dirigir esta obra. E, segundo o crítico de cinema Luiz Santiago do site Plano Crítico (Link para a matéria) William A. Wellman também conhecia muitas pessoas que poderiam contribuir para dar mais realismo às cenas desta película.

Dados técnicos do filme

Título original – Wings
Produção – Norte-americana
Direção – William A. Wellman
Ano de lançamento – 1927
Fotografia – Preto e Branco com direção de Harry Perry
Duração do filme – 2 horas e 21 minutos
Gênero – Drama psicológico romântico de guerra
Oscar de Melhor Filme e de Melhores Efeitos Especiais (na época, Engenharia de Efeitos)

Elenco e personagens

Clara Bow……………………………….. Mary Preston
Charles “Buddy” Rogers …. Jack Powell
Richard Arlen………………………. David Armstrong
Jobyna Ralston …………………  Sylvia Lewis
El Brendel ………………………….  Herman Schwimpf
Richard Tucker ………………..  comandante
Gary Cooper ……………………..  cadete White
Gunboat Smith ……………….  sargento
Henry B. Walthall ……………  pai de David
Roscoe Karns …………………..  tenente Cameron
Julia Swayne Gordon ……..  mãe de David
Arlette Marchal ……………….  Celeste
Thomas Carr ……………………  Aviador (não-creditado)
 
Sinopse do Filme

O longa apresenta o drama de dois amigos que se apaixonam pela mesma mulher – Sylvia Lewis, interpretada por Jobyna Ralston. No meio da disputa entre ambos, os Estados Unidos entram na 1ª Guerra Mundial e os dois terminam se aproximando mais durante os treinamentos em terra.
Ambos se alistam na aeronáutica e a amizade entre eles se aprofunda. Mary Preston, vivida por Clara Bow, totalmente apaixonada por um dos amigos, resolve se alistar como enfermeira e viaja para Europa, afim de encontrar o seu amado que nunca quis nada com ela.

Curiosidades sobre o Filme

Uma das mais notáveis é o fato de este longa ser o primeiro filme da história a receber um Oscar. Ele foi lançado dois anos antes da Primeira Premiação do Oscar, que ocorreu em 1929. Asas foi lançado no mesmo ano em que foi instituído o prêmio do Oscar, em 1927, mas a primeira cerimônia só ocorreu dois anos depois.
Outro fato interessante, e que, talvez, nem todos conheçam, é que participa do filme, o hoje famoso ator Gary Cooper, na época, com apenas 26 anos, e totalmente desconhecido, num papel muito curto e insignificante do cadete White, numa cena de apenas dois ou três minutos.
Foi o primeiro filme na História a apresentar uma cena de beijo entre dois homens e também o primeiro filme a apresentar a cena de uma mulher nua (Clara Bow).
Esta fita teve um dos maiores orçamentos da época com dois milhões de dólares, quando os filmes mais dispendiosos não ultrapassavam um milhão.
A película permaneceu, na maioria das salas de exibição na época do lançamento, por nada menos que sessenta e três semanas! Isto equivale aproximadamente a um ano e três meses em exibição. Mas alguns cinemas, mantiveram a exibição de Asas por dois anos completos, segundo o crítico de cinema citado no início.
Alberto Valença Lima
Enviado por Alberto Valença Lima em 04/01/2021
Código do texto: T7151902
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.