A ESPIÃ DE CALCINHAS DE RENDA (Comédia)

Direção - Frank Tashlin

Frank Tashlin, registrado como Francis Fredrick von Taschlein, foi um animador, roteirista, e diretor de cinema nos Estados Unidos. Foi responsável pela direção deste longa, bem como de alguns filmes de sucesso tais como 'Em busca de um homem' (1957), 'Bagunceiro Arrumadinho' (1964) e vários outros filmes com Jerry Lewis. Como exemplo, 'Errado pra cachorro" (1963) ou 'Ciderelo sem sapato' (1960).

Sinopse do filme

Uma relações-públicas - Jennifer Nelson (Doris Day), inicia um romance com o chefe do laboratório de pesquisas da NASA -  Bruce Templeton (Rod Taylor), onde ela trabalha. O general amigo dele desconfia que ela seja uma espiã russa e, então, ela passa a ser vigiada.

Ocorrem cenas hilárias como, por exemplo, na hora em que um guarda enfia o pé dentro de um pote de lixo e fica com o pé preso nele, e Jennifer tenta ajudá-lo a se livrar do pote. O longa diverte um pouco apesar de bobo.

Dados técnicos do filme

Produção - Estados Unidos
Título original - "The Glass Bottom Boat" aka "The spy in lace panties"
Direção - Frank Tashlin
Ano de lançamento - 1966
Duração do filme - 1 hora e 50 minutos
Gênero - Comédia romântica satírica dramática de espionagem
Colorido em Cinemascope

Elenco e personagens:

Doris Day .... Jennifer Nelson
Rod Taylor .... Bruce Templeton
Paul Lynde .... Homer Cripps
Dom DeLuise .... Julius Pritter
George Tobias .... Norman Fenimore
Alice Pearce .... Mabel Fenimore
Robert Vaughn .... Napoleon Solo (não creditado)
Ellen Corby .... Anna Miller
Dee J. Thompson .... Donna

Minha opinião sobre o filme

Assisti a este filme em março de 1967, no cinema São Luiz, ou seja, um ano após seu lançamento oficial em junho de 1966 nos Estados Unidos. Ele deve ter chegado no Brasil por volta de dezembro de 1966 a janeiro de 1967. No Recife os filmes sempre chegavam um pouco mais tarde que no eixo Rio-São Paulo.

Na época eu lhe atribuí cotação 4 1/2 mas agora, ao vê-lo novamente, considerei-o um filme muito bobo. E ainda o julguei na época com cotação artística de 4 estrelas. Hoje daria apenas duas estrelinhas para ele.

Trata-se, como disse, de um filme muito bobo. Rod Taylor nunca foi um grande ator, e o roteiro deste longa é de deixar muito a desejar. Doris Day também não era lá grande coisa. Juntando todas essas "qualidades", não poderia dar um grande filme. Mas é uma comédia agradável, apesar de tudo. Talvez você goste. Vale registrar que a Wikipédia informa que 90% das pessoas (do Google) gostaram desse filme, e o IMDb coloca uma cotação de 6,5 para ele num máximo de 10. As mulheres deram notas mais altas, embora não muito mais elevadas do que os homens.

Para assistir ao filme (gratuitamente), com áudio original e legendas em português, clique no link abaixo.

A ESPIÃ DE CALCINHAS DE RENDA
Alberto Valença Lima
Enviado por Alberto Valença Lima em 17/01/2021
Código do texto: T7161795
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.