Adaptações do cinema tão boas (ou melhores) do que o livro

1- Drácula de Bram Stoker e Nosferatu (1922, 1979): Quando Murnau queria fazer uma adaptação da clássica história do Conde Drácula e os direitos autorais não foram concedidos, o diretor resolver mudar os nomes dos personagens e a aparência do vampiro, o que gerou o Conde Orlac, fora isso, o roteiro é praticamente idêntico ao livro. Anos depois, Herzog resolveu fazer um remake e mudanças mais drásticas ocorreram na história, mas mesmo assim, ambas as adaptações são obras-primas e trouxeram novas abordagens para essa história que já foi contada tantas vezes pelo cinema. Filmes disponíveis no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=SWEuP1OGx6A / https://www.youtube.com/watch?v=u8DjB6yIn8w)

2- O corcunda de Notre Dame (Victor Hugo, 1996): Mais um exemplo de que uma adaptação não precisa ser fiel para ser boa. Adaptar esse livro para o público infantil seria um grande desafio já que o livro contém cenas gráficas de tortura e tentativa de estupro, porém, a Disney conseguiu encontrar uma solução em que mudou completamente a personalidade dos personagens, deixando-os mais empáticos ao público, enquanto manteve, implicitamente, alguns dos temas pesados que foram abordados no livro, o que é feito através das músicas. Nesse caso, considero o filme melhor do que livro, pois você consegue se conectar mais com os personagens, além de ter uma trilha sonora impecável. Filme disponível na Disney+

3- Auto da compadecida (Ariano Suassuna, 2000): A transição da linguagem teatral para o cinema foi feita de uma forma sensacional, mantendo a, impressionante, qualidade das falas e diálogos, que são iguais ao do livro, com atuações excelentes, uma ótima trilha sonora e que foi responsável por marcar para sempre as aventuras de João Grilo e Chicó. O filme não só traz todas as cenas da peça, como acrescenta vários outros momentos icônicos e personagens. Filme disponível no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=ZQ4QWlh9KeE)

4- 2001: Uma odisseia no espaço (Arthur C. Clarke, 1968): Esse é um caso peculiar, pois o livro foi escrito no período em que o filme foi feito, e tanto o roteiro quanto o livro foram escritos pelo mesmo autor. Ambos mantém a falta de respostas e não explicam nada. Mas o aspecto visual deslumbrante do filme de Kubrick é talvez a principal característica desse filme, enquanto o livro acaba focando mais em discussões filosóficas mais explícitas do que acontece no filme. A leitura serve como complemento do filme em que ambos trazem uma experiência diferente. Filme disponível no HBO go.

5- Memórias póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis, 2001): A fidelidade que esse filme tem com a obra de Machado é algo de se ficar abismado e talvez foi o filme mais fiel em relação à obra original que eu já vi. A narração feita por Reginaldo Farias combina muito bem com o tom irônico e cômico do livro e todos os atores que interpretam Brás Cubas são ótimos. Além de que o famoso capítulo "O velho diálogo de Adão e Eva" foi colocado no filme de um forma sensacional. Filme disponível na Amazon Prime Video.

6- O poderoso chefão (Mario Puzo, 1972): O livro é ótimo, mas Coppola o transformou não só no melhor filme de todos os tempos, mas em uma épica trilogia de máfia. O livro dá muito enfoque à personagens secundários que não tem tanta importância para trama e foram cortados na adaptação. Em vez de colocar curtos flashbacks do passado de Vito, o diretor optou por colocar apenas no segundo filme para abordar com mais profundidade. Veja os filmes primeiro e se você gostar muito, leia o livro depois. Filmes disponíveis no Telecine Play e na Amazon Prime Video.

7- O mágico de oz (L. Frank Baum, 1939): As duas obras se tornaram clássicas da literatura e do cinema. O filme é super colorido e a transição do sépia para a filmagem em cores foi perfeito para transmitir o deslumbramento com aquele mundo inesquecível. Transformar o filme em um musical também foi um dos acertos na adaptação, que também trouxe a famosa música "Somewhere over the rainbow" que já foi tocadas várias vezes no cinema. Os sapatinhos de rubi foram feitos especialmente para o filme. Filme disponível no Telecine Play.

8- O pequeno Nicolau (René Goscinny, Jean-Jacques Sempé, 2009): O livro apresenta uma narrativa em episódios e você pode ler os capítulos em qualquer ordem que não terá efeitos na compreensão da história, enquanto que o filme conseguiu pegar as cenas soltas do livro e colocar em uma linha narrativa contínua, fazendo com o que os acontecimentos estejam relacionados. O elenco infantil é hilário e as piadas são basicamente as vezes das duas obras. Filme disponível na Netflix.

9- O nome da rosa (Umberto Eco, 1986): Outro exemplo em que é o filme é bem fiel ao material original e como a adaptação soube aproveitar o que o livro tinha de melhor. O livro gasta várias páginas em discussões teológicas que não poderiam ser completamente abordadas em um filme de duas horas, mas o roteiro mantém boa parte desse aspectos e o roteiro é um dos pontos fortes do filme. A fotografia e a construção de época contribui muito para a ambientação na idade média e apesar do final do livro ser muito bonito, acho o do filme bem mais impactante. Filme disponível no HBO go.

10- Matilda (Roald Dahl, 1996): Outro grande clássico que marcou a infância de muitas pessoas e que talvez você nem sabia que era baseado em um livro. Alguns cortes foram feitos na adaptação, mas todas as cenas icônicas, que até hoje são lembradas, permaneceram no filme. As duas obras são leves e divertem qualquer público. Se você também já assistiu o filme várias vezes, ler o livro é uma ótima escolha para vivenciar de novo as aventuras de Matilda. Filme disponível na Netflix.

11- O senhor dos anéis (J.R.R. Tolkien, 2001, 2002, 2003): Opinião impopular, acho os livros bem chatos e enfadonhos, eu não via a hora de terminar a leitura, ao contrário dos filmes, que mesmo tendo três horas, são eletrizantes, me apeguei mais aos personagens e amei acompanhar as aventuras na história. Os fans mais fervorosos de Tolkien não gostam das adaptações, mas é inegável o quão épico são esses três filmes e como eles já se tornaram grandes clássicos do cinema. Filmes disponíveis no HBO go.

Clarice Gaarder
Enviado por Clarice Gaarder em 28/04/2021
Reeditado em 03/09/2021
Código do texto: T7243224
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.