O lancinante apelo de Greta Thunberg

O LANCINANTE APELO DE GRETA THUNBERG
Miguel Carqueija


Num impressionante filmete de 5 minutos e 20 segundos lançado há pouco, intitulado “Pela Natureza” (“For Nature”) numa parceria com a ONG “Mercy for animals”, a corajosa sueca Greta Thunberg, com a sabedoria e maturidade de seus 18 anos (que os líderes mundiais, em geral três ou quatro vezes mais velhos que ela, não possuem), liga os pontos entre diversos problemas e questões que afligem a humanidade:


“As crises do clima, da ecologia e da saúde estão interligadas.”



Quando surgiu a pandemia do coronavírus, enxerguei essa provação que veio sobre toda a humanidade como uma confirmação dos avisos proféticos de Greta Thunberg. Creio que ela enxergou a mesma coisa. E com uma lógica impecável, que seus inimigos só conseguem replicar com xingamentos e baixarias, ela desvenda o que está acontecendo.

“Nosso relacionamento com a Natureza está deteriorado.”

“Nós industrializamos a vida na Terra.”

“A próxima pandemia pode ser pior, muito pior.”

"Se não mudarmos, estamos ferrados."




Colocando o dedo na ferida e com uma franqueza rara entre os seres humanos, Greta observa que a alimentação carnívora, com o abate de florestas para plantio de pastos, afim de alimentar animais de corte, atinge uma área equivalente às Américas, e que o sistema de alimentação à base de carne faz passarem doenças entre espécies animais e delas para nós. Greta não mente, apesar de ter eu escutado o argumento de que “a raça humana come carne há milênios”. Sim, mas os agravantes estão aí, afinal quem não ouviu falar da gripe suína, da gripe aviária, da vaca louca, ou de que a aids veio do macaco e a covid do morcego? Isso a Greta não fala no filmete, embora cite um bom número de epidemias recentes, mas eu mesmo refleti. Aliás a carne consumida em nossos dias está longe de ser sadia, com corantes, conservantes etc. Além é claro das conservas repletas de aditivos.
Greta ainda lembra das condições desumanas dos animais de corte (como certas aves) criados em condições de confinamento cruel:


“Suas vidas são curtas e terríveis.”


Greta, uma menina linda e gentil que, em vez de se ocupar com as coisas comuns da adolescência, luta para salvar a humanidade e a vida no planeta, chega a ser comovente acariciando animais e revelando sua sensibilidade, falando com uma suavidade onde transparece a sua civilização. E ela vai ao clímax de seu lancinante apelo com uma frase de conotação espiritual:

“Como seremos julgados?”

Ou será que alguém duvida que o julgamento da humanidade já começou?
Vejam abaixo o código de acesso para assistir o filme no youtube, ele está com legendas em português.

Rio de Janeiro, 14 de junho de 2021.




https://www.youtube.com/watch?v=W5opj2z0D-g