Documentário sobre o Dia D

Resenha do documentário "Dia D 6.6.44" (Reino Unido, BBC/Discovery Channel, 2004). Narração: Ian Holm. Roteiro : Andrew Bampfield. Música: Alan Parker, conduzida pela Royal Philarmonic Orchestra. Fotografia: Paul Jenkins. Som: Tim White. Produção executiva: Adam Kemp e Richard Dale. Direção: Sally Weale, Kim Bour e Pamela Gordon.
Elenco:
David Lyon como Dwight Eisenhower
Albert Welling......Erwin Rommel
Timothy Bentinck...........General Hans Speidel
Daniel Cerqueira.............Garbo (agente secreto)
Doug Rad........................Robert Capa
Graham Mc Tavish.........James Stagg

Gosto de documentários que não sigam o lamentável modelo brasileiro de amontoar tudo sem narração, como naquele filme sobre Getúlio Vargas. Este da BBC tem narração, sim, mas apresenta a singularidade de mostrar cenas realmente documentais suprindo o resto com depoimentos de sobreviventes e sequências com atores representando os sobreviventes do drama, em especial o Marechal Erwin Rommel, valoroso comandante alemão que talvez nem fosse nazista mas que gostava de cumprir ordens. Rommel, como conta a História, quase virou herói quando, já após o Dia D e sabendo que a Alemanha ia ser devastada, participou de conspiração para matar Hitler e, fracassada esta, foi forçado a se suicidar. O "Fuehrer" ameaçou represálias contra a família de Rommel se este não se matasse, e foi divulgado que morrera heroicamente em combate.  Não quiseram apresentar um herói nacional como traidor e conspirador.
Em parte isso é mostrado no documentário.
O que ficamos sabendo é que o tempo no Canal da Mancha estava horrível e que o General Eisenhower aproveitou uma brecha de bom tempo e arriscou tudo. A imensa armada com tropas inglesas, americanas e canadenses conseguiu chegar na França e estabelecer uma cabeça-de-ponte, porém houve milhares de mortes de lado a lado e na população.
A guerra sempre é um péssimo espetáculo de sangue, morte, mutilação, ruína, viuvez e orfandade. O documento porém é sério, informativo e merece ser assistido com respeito. A BBC goza de boa fama em matéria de documentário.

Rio de Janeiro, 28 de setembro de 2021.