A DEUSA NEGRA episódio 17: na Terra Sagrada

Desta vez temos uma tentativa de explicação do argumento geral da série. A "Terra Sagrada", espécie de montanha mística onde vivia o povo "Mototsumitama", rompida a barreira dimensional surge diante dos nossos heróis e, após breve hesitação, todos resolvem adentra-la e ver o que de fato está acontecendo por lá. Kuro com seu cãozinho Puni-Puni, Keita, Yakumo e Riona seguem em frente e acabam encontrando a estranha personagem Namme, que se identifica como uma historiadora ou cronista do local. A história que ela conta é a explicação  (um tanto estapafurdia) da origem dos "doppelganger" ou duplos. Num passado remoto certo Masagami (entidade maléfica), expulso numa guerra, lançou maldição contra a humanidade, surgindo daí o tal sistema "doppelganger" de sósias que não devem se encontrar sob pena de consequências funestas. Como na vida real a existência de sósias não tem maior significado fica difícil praticar aqui a famosa "suspensão da incredulidade", isto é, o recurso mental para aceitar os elementos inverossimeis da história.


Resenha do episódio 17 (Confusão) do seriado "Kurokami" (A deusa negra). Estúdio Sunrise, Japão, 2009. Com base no mangá sul-coreano de Lim Dall Young e Park Sung Alô. Editora Squase Enix, 19 volumes.

"Tudo começou na Terra Sagrada e sinto que vão acontecer mais coisas."
(Kuro)

"Outra distorção do destino?"
(Keita Ibuki)


O que segura a série é a simpatia, ingenuidade e integridade de Kuro, a "deusa negra" (Kurokami) do título, a Princesa da Terra Sagrada, a sua lealdade com Keita Ibuki, o rapaz humano que o destino colocou ao seu lado, a sua disposição de defender a justiça. Os combates com poderes são exagerados e violentos e felizmente não ocorrem o tempo todo. A surpresa é o reaparecimento do perverso irmão de Kuro, Reishin, que se supunha morto, e que consegue matar o alemão Bernhert, que fazia dupla com Juri. A estranha garota Excel reaparece disposta a vingar Steiner, que também fora morto por Reishin. Kuro por sua vez derrota outro inimigo, Aragi. Todos esses combates ocorrem à margem da sociedade, da opinião pública e das autoridades. Kuro, e secundariamente Keita,  são a razão de interesse da história - carregam o seriado nas costas.

Rio de Janeiro, 30 de setembro de 2021.