(da esquerda para a direita: Sailor Marte, Sailor Mercúrio, Sailor Moon, Sailor Chibi Moon (Chibiusa, filha de Sailor Moon), Sailor Júpiter e Sailor Vênus)



Sailor Moon contra a Encarnação do Mal

Resenha da Parte 2 de "Sailor Moon Eternal" (A Eterna Sailor Moon), "O Destino Final".
O filme do século.
Em 17 de agosto publiquei a resenha da Parte 1 de "Sailor Moon Eternal"; este épico duplo pode ser assistido na Netflix e recomendo a versão legendada e com áudio em japonês. Código de acesso da primeira resenha: recantodasletras.com.br/resenhasdefilmes/7322986

Atingidos por uma infecção pulmonar por serem os seus corpos sensíveis a ameaças contra a Terra,  Sailor Moon e Mamoru Chiba sofrem de tosse e, no caso de Mamoru, até hemoptise, isto e a armadilha em que caíram as quatro sailors auxiliares de Sailor Moon encerram a Parte 1 deste grandioso épico da animação.
Agora o mundo parece ter caido irremediavelmente sob o domínio da Rainha Neherenia, soberana da Lua da Morte ou Lua das Trevas, que desceu à Terra durante o eclipse solar trazendo consigo o Circo Negro.
Neste segundo filme reaparecem as quatro guerreiras do Sistema Solar Exterior, Urano, Netuno, Saturno e Plutão, que formam um grupo à parte embora reconheçam a primazia de Sailor Moon (Usagi Tsukino). Quando percebem o que está havendo e recuperando a capacidade de se transformarem, elas socorrem Vênus, Marte, Júpiter e Mercúrio, que estavam em situação difícil. Sailor Moon e Tuxedo Mask (Mamoru Chiba), ao saber que precisam lutar como que ficam bons da saúde. Agora o grupo inteiro está pronto para enfrentar os inimigos - mas isto não será nada fácil.





  A hora da verdade. Sailor Moon, a Princesa da Lua Branca e Guerreira do Amor e da Justiça, cara a cara com a Encarnação do Mal, Neherenia, Rainha da Lua Morta, que surge em seu espelho maligno. Na batalha entre as duas adversárias igualmente poderosas... vencerá a mais decidida.



 Neherenia lembra que quando o Reino Lunar foi destruido a Rainha Serenity conseguiu projetar a alma de sua filha para o futuro, onde ela se tornou a Sailor Moon. 
 
Título original japonês: Gekijoban Bishojo Senshi Sera Mun Etanaru. Criação e supervisão: Naoko Takeushi. Produção: Ruka Tanaka, Hideharu Gomi e Yosuke Asama. Direção: Chiaki Kon. Roteiro: Kazuyuki Fudeyasue. Música: Yasuharu Takanashi. Desenho de produção: Kakuko Tadano. Toei Animation e Estúdio Deen, Japão, 2021.

Elenco original de dublagem:
Usagi Tsukino (Sailor Moon): Kotono Mitsuishi
Chibiusa (Sailor Chibi Moon): Misato Fukuen
Mamoru Chiba (Tuxedo Mask): Kenji Nojima, Mutsumi Tamura.
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio): Hisako Kanemoto
Rei Hino (Sailor Marte): Rina Sato
Makoto Kino (Sailor Júpiter): Ami Koshimizu
Minako Aino (Sailor Vênus): Shizuka Ito
Rainha Neherenia: Arai Nanao
Pegasus (Helios): Yoshitsugu Matsuoka
Zirconia: Naomi Watanabe
Diana: Shoko Nakagawa
Hotaru Tomoe (Sailor Saturno): Yukiyo Fujii
Michiro Kaiou (Sailor Netuno): Sayaka Ohara
Haruka Tennou (Sailor Urano):  Junko Minagawa
Luna: Ryo Hirohashi
Artemis: Taishi Murata
Setsuna Meio (Sailor Plutão): Ai Maeda
Cere Cere: Reina Ueda
Palla Palla: Sumire Morohoshi
Jun Jun: Yuko Hara
Ves Ves: Rie Takahashi
Rainha Serenity: Mami Koyama



O poder do amor move Sailor Moon.


"O meu sonho é ser feliz com a pessoa que amo e morar numa casa linda cercada de flores, com nossa filha."
(Sailor Moon)

"A escuridão foi caindo sobre nós. Estes estranhos fenômenos começaram depois do eclipse solar total."
(Sailor Plutão)

"Pesadelos estão surgindo um atrás do outro. As pessoas, as cidades e o mundo inteiro estão sendo consumidos pelos pesadelos delas."
(Sailor Saturno)

"Não importa quantas vezes renascermos, estamos destinadas a servir uma só pessoa."
(Sailor Saturno)

"Este planeta já está envolvido por uma barreira sombria e estranha."
(Sailor Plutão)

"Este poder diabólico da escuridão vai levar vocês todas para o inferno também."
(Sailor Saturno para o Quarteto Amazonas)

"Meu sonho é proteger este planeta para que todos possam viver felizes e em paz."
(Sailor Moon)

​​​​​​"Eu ouvi falar de você. Você é a Encarnação do Mal!"
(Sailor Marte para Neherenia)

"Nós, guerreiras sailors, não podemos ser derrotadas!"
(Sailor Moon)

"Chegou a hora de revelar a verdadeira soberana deste planeta!"
(Rainha Neherenia para Sailor Moon)

"Este planeta pertence ao povo que nele vive! Eles foram contaminados por seu coração e pesadelos malignos! Você vai sumir daqui junto com seus pesadelos!"
(Sailor Moon para a Rainha Neherenia)


  As guardiães,  dispostas a dar a vida para proteger a Terra e a Humanidade.

 
"A Eterna Sailor Moon" vai fundo na visão cósmica, na cosmogonia das personagens. Chega à origem remotissima de Sailor Moon, nascida (por concepção virginal, é o que dá a entender) da Rainha Serenity, do Milênio de Prata da Lua - o reino mítico que havia sido estabelecido há muitos milenios para proteger o Sistema Solar e especialmente o planeta Terra. Neste existia o reino subterrâneo de Elysium, guardado por Hélios, o príncipe que também aparece na forma de um unicórnio branco (Pegasus). Havia o Príncipe Endymion (futuramente Mamoru Chiba). No Milênio de Prata as quatro jovens princesas "sailors" (Vênus, Marte, Júpiter e Mercúrio) foram apresentadas à recém-nascida Serenity (Serenidade), que portanto tinha o mesmo nome da mãe.
É quando surge, vestida de negro, qual a Malévola de "A bela adormecida", Neherenia, que viera como Serenity de outro sistema e também pretendia ser soberana do Milênio de Prata e da Terra. Dizendo-se representante das trevas, Neherenia propõe uma aliança absurda entre luz e trevas. Serenity recusa e as duas duelam. Serenity, com o poder do cristal de prata, logrou selar Neherenia no espelho, mas esta conseguiu lançar uma maldição sobre o Milênio de Prata.
As sailors, no futuro, negarão que haja relação de causa e efeito entre a maldição de Neherenia e a efetiva destruição do Milênio de Prata. Mas, como quer que seja, há nesta saga uma mistura de conceitos xintoistas (Naoko Takeushi foi uma "miko", ou seja, uma sacerdotisa xintoista), daí a idéia de reencarnação na trama, e elementos cristãos como o caráter messiânico de Sailor Moon e o caráter demoníaco de Neherenia. 
Os lances finais, quando se defrontam a Princesa da Lua Branca e a Rainha da Lua Negra, são emblemáticos. Percebe-se claramente a diferença entre o bem e o mal, muito mais claramente que em filmes policiais ou de faroeste. A cena do juramento contra o mal das dez sailors é muito expressiva. O Bem e o Mal não devem se misturar. A indignação de Sailor Moon diante da arrogância de Neherenia chega a emocionar, pois a Princesa da Lua não é violenta mas é firme em seus princípios. E com a Terra envolta em escuridão e as pessoas, induzidas por pesadelos, tornando-se agressivas, a única  opção das sailors é lutar para derrotar o Mal em estado puro.
Uma obra-prima do cinema japonês. E uma alternativa para os filmes de super-heróis cheios de violência e nenhuma sabedoria.

Rio de Janeiro, 20 de outubro de 2021.


Amor materno e filial: Usagi Tsukino e Chibiusa.



​​​​​​