INUYASHA episódio 69: a volta do primeiro vilão

Há um grande contraste neste episódio entre o clima do início e o desenvolvimento. O início com Kagome de volta à nossa epoca para fazer as provas escolares e ser zoada pelas colegas, sempre muito curiosas sobre a sua vida particular. O prosseguimento no passado remoto, onde se desenrola a luta de Inuyasha e seu grupo para recuperar os fragmentos da "Jóia das Quatro Almas", a maioria em poder do Naraku. É o episódio onde retorna fantasticamente Onigumo, o bandido que, 50 anos atrás, estando inutilizado, incapaz de se mover, havia sido encontrado e estava sendo cuidado, numa caverna, pela sacerdotisa xintoista Kikyiou. Como recorda quem acompanhou a série, Onigumo com sua maldade - que incluía um desejo lascivo sobre Kikyou - atraiu um bando de youkais primitivos e pediu para ser devorado e incorporado a eles - daí ter surgido o Naraku que, apesar da forma humana assumida e que é até elegante, na verdade é a fusão de inúmeros youkais.

 

"Não é a mesma coisa sem a Kagome."

(Shippou)

 

 

Resenha do episódio 69 ("O terror do homem sem face") do seriado de animação "Inuyasha". Estúdio Sunrise, Japão, 2000-2004. Direção: Masashi Ikeda e Yasunao Aoki, com base no mangá de Rumiko Takahashi.

 

Elenco de dublagem:

 

Kagome Higurashi: Satsuki Yukino

Inuyasha: Kappei Yamaguchi

Shippou: Kumiko Watanabe

Miroku: Koji Tsujitani

Sango: Houko Kuwashima

Naraku: Toshiyuki Morikaw

 

 

É um dos episódios mais crus de "Inuyasha". Onigumo, libertado do corpo do Naraku numa aparente jogada deste contra seus inimigos, desperta sem roupa e sem rosto e dotado de poderes que antes não possuía. Sem lembrar direito do passado mata vários homens para se apossar de seus rostos (?) até achar um satisfatório (pouco convincente e meio excessivo). Mas afinal ele lembra que desejava Kikyou e volta à aldeia de Kaede justamente quando Kagome retorna do futuro e a confunde com Kikyou. Onigumo agora consegue fazer crescer membros semelhantes a galhadas e dessa forma arrebata Kagome, completamente surpreendida, mas Inuyasha e os demais estão presentes - a luta prosseguirá no episódio seguinte.

Este a meu ver é um dos capítulos mais fracos da série, algo gratuito e indigesto. Parece-me meio apelativo retornar Onigumo e com poderes monstruosos, quando o Naraku seria a sua evolução, ou seja, o Naraku seria o próprio Onigumo transformado. O roteiro aqui fica muito confuso. A série em si é uma idéia fabulosa, mas alguns capítulos ficaram meio forçados.

 

Rio de Janeiro, 30 de outubro de 2021.