RETORNO DE SAILOR MOON episódio 40: o demônio se revela

Este episódio é muito trágico, como o próprio título diz, ao mostrar o fim de mais um membro do clã da Lua Negra, Saphir, irmão de Diamand. Quando Saphir descobre que o chamado Grande Sábio, ou Wiseman, é na verdade uma poderosa entidade maligna que a si mesma se intitula o "Fantasma da Morte", é por ele atacado de maneira avassaladora. Saphir ainda consegue se refugiar com as quatro irmãs ex-Lua Negra, que agora vivem em Tóquio como mulheres normais e sem poderes e Betsai, em especial, ainda guarda um fraco pelo príncipe. Tardiamente ele compreende porque elas deixaram o clã e aceitaram os ensinamentos de amor e fraternidade que Sailor Moon e as outras passaram.
Mas quando Wiseman reaparece é para silenciar Saphir, acusando-o de traição diante do Príncipe Diamante, assim o rapaz não consegue transmitir o que sabe. As sailors também não conseguem impedir o assassinato. Enquanto isso a imensa formação de cristal negro em Tóquio vai provocando pânico e caos. As sailors ainda não resolveram o que deve ser feito.



Resenha do episódio 86 (A morte de Saphir) do seriado japonês de animação "Bishoujo senshi Sailor Moon" (A linda guerreira Sailor Moon), equivalente ao capítulo 40 da segunda temporada, "Retorno de Sailor Moon". Criação e supervisão: Naoko Takeushi. Produção: Iriyma Azuma e Horoki Shibata. Direção: Kunihiko. 
Elenco de dublagem:
Sailor Moon......................Kotono Mitsuishi
Chibiusa............................Kae Araki
Sailor Júpiter....................Emi Shinohara
Sailor Mercúrio................Aya Hisakawa
Sailor Marte.....................Michie Tomizawa
Sailor Vênus....................Rika Fukami
Príncipe Saphir................Tsutomu Kashiwakura
Príncipe Diamand...........Kaneto Shiozawa
Tuxedo Mask..................Toro Furuya
Wiseman.........................Eiji Maruyama


"Luna... você acha que eu sou uma pessoa egoísta?"
(Sailor Moon para a sua gatinha, incomodada com as acusações de Chibiusa)

"Tudo bem, não se preocupe: se unirmos as nossas forças, poderemos voltar ao normal."
(Sailor Marte, dando ânimo a Sailor Moon por causa do afastamento de Chibiusa, que por influência maligna tornou-se inimiga)

"A verdade é que Sailor Moon e as outras nos ensinaram a amabilidade dos humanos e a confiar nos amigos."
(Betsai, explicando ao Príncipe Saphir porque ela e suas três irmãs deixaram o Clã da Lua Negra)

"Acredito que a confiança e o cuidado de um pelo outro é uma coisa que não se pode explicar."
(Betsai, idem)



As cinco sailors nas imagens: sempre unidas na alegria e na dor.

O desenvolvimento desta fase da saga difere bastante do que se observa no mangá. Neste, Sailor Moon enfrenta o adversário no futuro e não no século 20, e o confronto com Wiseman, ou o Fantasma da Morte, se dará no espaço cósmico e não na Terra. Em todo o caso a origem desta criatura está imersa em mistério. Desta vez não vemos humor: o episódio é sombrio e mostra pela primeira vez o poder de combate aparentemente invencível do ser demoníaco. Chibiusa, transformada pelo poder de Wiseman na Dama Negra, também opera um poder exorbitante. O Príncipe Diamante, porém, tem agora abalada a confiança em Wiseman. E Sailor Moon ainda precisa libertar Chibiusa da influência maligna.

Rio de Janeiro, 12 de novembro de 2021.

O cristal negro, o poder do Mal crescendo em Tóquio. A Batalha Final está prestes a começar.