Chicago Fire: Heróis Contra o Fogo - temporada 5, episódio 6: Aquele Dia - 2.016.

O evento que marcou a história recente, o ataque terrorista aos dois prédios do World Trade Center - as chamadas Duas Torres, ou Torres Gêmeas -, então os prédios mais altos do mundo, em Nova Iorque. De triste e aterrorizante lembrança, é o tema central deste episódio, conquanto a ele se faça menção apenas nas cenas finais.

Narra o episódio, aventuras envolvendo bombeiros e paramédicos do Batalhão 51 do Corpo de Bombeiros de Chicago. Em uma delas, envolvem-se as paramédicas Gabriella Dawson (Monica Raymund) e Sylvie Brett (Kara Killmer); em outra, estão envolvidos os bombeiros Matthew Casey (Jesse Spencer) e Kelly Severide (Taylor Kinney). E há tramas secundárias. As paramédicas envolvem-se em um acidente, enquanto rumavam, de ambulância, Gabriella Dawson ao volante, para o local em que uma jovem, ferida, pedia por socorro. Gabriella Dawson atropela um idoso; é investigada; e um rábula pode vir a processá-la; atormenta-a a culpa, mesmo ciente de sua inocência. E os bombeiros Casey e Severide investigam um incêndio, aquele, certo de que fôra o incêndio criminoso, bate-se com seu amigo e colega. Ao final, estas duas aventuras chegam a bom termo.

Repetindo o que eu disse no primeiro parágrafo, é o tema principal deste episódio o ataque terrorista que pôs o mundo em suspenso há vinte anos. Walter Boden (Eamon Walker), o chefe do Batalhão 51, é abordado por um seu colega, que o convida para um evento na cidade de Nova Iorque, mas ele resiste: não quer ir lá, pois as lembranças o atormentam, a ele, Walter Boden, um dos bombeiros que lá estiveram logo após a derrubada das Torres Gêmeas. Enfim, ele decide, acompanhado de Matthew Casey e Kelly Severide, ir a Nova Iorque, onde encontra amigos seus, bombeiros que, tal qual ele, estiveram naquela cidade logo após a tragédia. E visitam o memorial às vítimas do atentado terrorista.

A cena em Nova Iorque, as atitudes das personagens, suas expressões, deixam transparecer a amargura, a tristeza, que o arrasador ataque terrorista inspirou aos americanos, traumatizados ainda hoje com o apocalíptico episódio. E o mundo nunca mais foi o mesmo.

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 19/11/2021
Código do texto: T7389031
Classificação de conteúdo: seguro