INUYASHA episódio 70: ainda o caso de Onigumo

INUYASHA episódio 70: ainda o caso de Onigumo

Miguel Carqueija

 

O episódio Onigumo foi muito estendido. O capítulo 69 terminou com o vilão capturando Kagome, o que foi desfeito por Inuyasha neste episódio 70. E este termina com Inuyasha atravessado pelo galho que Onigumo estende como um membro, um poder imenso que ele agora possui (anotando que em Inuyasha ocorrem coisas tão impossíveis como nos velhos contos de fadas).

Resenha do episódio 70 — “A memória restaurada de Onigumo” — do seriado japonês de animação “Inuyasha”. Estúdio Sunrise, Japão, 2000 a 2004. Direção de Masashi Ikeda e Yasunao Aoki, com base no mangá homônimo de Rumiko Takahashi, lançado na revista Weekly Shonen Sunday e depois em tankobon (volumes completos) pela editora Shogakukan (1996 a 2008).

 

Elenco original de dublagem

 

Kagome Higurashi.............................................Satsuki Yukino

Inuyasha............................................................Kappei Yamaguchi

Shippou..............................................................Kumiko Watanabe

Miroku...............................................................Koji Tsujitani

Sango................................................................. Houko Kuwashima

Naraku...............................................................Toshiyuki Morikawa

 

“Não ouse tocar em Kagome!”

(Inuyasha para Onigumo)

 

O caso de Onigumo é complicado. Ele está na origem da saga. Era um bandido perverso e desprezível porém sem poderes, tornado paralítico em consequência de uma queda. Kikyou, sacerdotisa xintoísta numa pequena aldeia, cuidou dele numa caverna. Ela tinha consciência de que o bandido a desejava de forma perversa mas não se importava, pois provavelmente ele não poderia mais se mexer. Mas a maldade de Onigumo acabou atraindo um grande número de youkais primitivos (youkais são seres fantásticos do folclore japonês) a quem ele ofereceu o corpo em troca do poder. Dessa forma, de um conjunto de youkais surgiu o poderoso Naraku (=abismo), o grande vilão da série. Onigumo não teve o que desejava: seu espírito ficou adormecido dentro do Naraku.

E agora, liberto numa experiência do Naraku, tendo adquirido um novo corpo, Onigumo recupera a memória e com poderes que antes não tinha, cobiça agora Kagome, por parecer com Kikyou. Esta morreu há 50 anos mas tornou-se um fantasma materializado.

Surpreendentemente, Onigumo revela-se um dos mais difíceis adversários de Inuyasha. E este, certamente, só não morreu por ser um meio-youkai.

 

Rio de Janeiro, 19 de novembro de 2021.