Bons filmes de guerra para quem não gosta de filmes de guerra

Normalmente não vejo filmes de guerra. Não gosto do tema. Mas, às vezes, acabo vendo um filme, por razões outras que não o tema, e me surpreendo. Foi o que aconteceu com os filmes da lista abaixo. Os dois primeiros, vi por achar curioso uma atriz, famosa mais pela sua beleza que pela qualidade dos filmes em que atua, se aventurar como diretora, ainda mais sendo filmes de guerra. Ela não atua neles, somente dirige, e também é uma das produtoras. Ou seja, investiu trabalho, tempo e dinheiro. E, na minha opinião, não deixou nada a desejar em comparação aos melhores diretores da atualidade. São filmes fortes, com bons enredos e atuações muito boas. Têm toda aquela dinâmica de ação, característica dos filmes de guerra, porém, com uma história emocionante pra contar. O primeiro, baseado na biografia do atleta olímpico Louis Zamperini, mostra até onde pode ir a resiliência de um homem, prisioneiro de guerra, diante do intenso sofrimento físico e emocional. O segundo, da tentativa de sobrevivência de uma garotinha de cinco anos, em meio ao horror da sangrenta guerra civil no Camboja.

O terceiro está com a direção de Mel Gibson, que não atua no filme, mas que também fez um ótimo trabalho como diretor. A história, baseada em fatos reais, conta a angústia de um soldado que, apesar do patriotismo, por princípios morais se recusava a matar. Então, optou por resgatar soldados feridos durante o combate. Bem no meio do fogo cruzado. Achei muito interessante o enredo.

O quarto me chamou a atenção por ser irlandês. Nunca tinha visto um filme irlandês, de guerra. Também baseado em fatos reais, sobre a participação de soldados irlandeses em uma guerra que não era deles, de como eles foram abandonados pelos aliados e obrigados a tomar a polêmica decisão que tomaram (não vou dar spoiler) com consequências até hoje discutidas na Irlanda.

- Invencível - direção de Angelina Jolie.

- First they killed my father -direção Angelina Jolie

- Até o último homem - direção Mel Gibson. Saiu do catálogo da Netflix, mas ainda continua no Prime Vídeo

- Jadotville (irlandês) direção Richie Smyth