RETORNO DE SAILOR MOON episódio 43 (especial): retrospectiva e anúncio

RETORNO DE SAILOR MOON episódio 43 (especial): retrospectiva e anúncio
Miguel Carqueija
 
A segunda temporada da série de animação “Bishojo senshi Sailor Moon” (A linda guerreira Sailor Moon), temporada realizada entre 1993 e 1994, deveria terminar no capítulo 42 (88 do seriado), com a derrota definitiva do Fantasma da Morte, mas resolveram produzir um episódio especial, a meu ver sem necessidade, onde foi apresentada uma colagem de cenas espalhadas pelas duas temporadas já realizadas, e algumas cenas da terceira temporada. Num detalhe surreal, as próprias “sailors” — Moon, Marte, Mercúrio, Vênus e Júpiter apresentam em áudio esse programa, e fingem uma rivalidade sobre quem seria a principal protagonista. Mas é claro que será sempre a Sailor Moon, as demais são importantes mas suas auxiliares.
A montagem inclui cenas até do primeiro episódio, batalhas diversas, cenas cômicas, trechos das lutas contra o Clã da Lua Negra, o amor entre Usagi (Serena nas dublagens americanas) e Mamoru Chiba (o Darien das dublagens americanas, inclusive no Brasil).


Resenha do episódio 89 – “A resolução de Serena e as garotas: prólogo para uma nova batalha" (episódio 43 da segunda temporada, “Retorno de Sailor Moon”) – do seriado de tv “Bishoujo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1993/1994. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Shigeru Yanagawa. Caracteres: Kazuko Tadano. Supervisão de Naoko Takeushi. Tema de abertura: Moonlight densetsu. Tema de encerramento: Otome no policy.
 
Elenco de dublagem:

Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kotono Mitsuishi

Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara
Artêmis..........................................Yasuhiro Takato
Shingo Tsukino...............................Chyoko Kawashima
Haruna Sakurada............................Chiyoko Kawashima
Gurio Umino.....................................Keiichi Nanba
Naru Osaka......................................Shino Kanikuma
Hino Rei (Sailor Marte)......................................Michie Tomizawa
Minako Aino (Sailor Vênus)...........Rika Fukami
Chibiusa....................................Kae Araki​​


“Todo mundo sabe disso!”
(Sailor Vênus)


Há menos cenas da temporada seguinte. Mas podemos ver o sinistro Dr. Tomoe com sua face em sombra, trabalhando em seu macabro laboratório onde produz os ovos malignos. Também são vistas duas figuras fugazes, movendo-se a distância, e que interferem nos acontecimentos sem de início revelar quem são.
Este ato anuncia de fato a temporada 3, “Sailor Moon S” ou “Super Sailor Moon”, onde a Princesa da Lua Branca irá adquirir novos poderes, bem assim como as suas companheiras. É a temporada em que chegarão novos e poderosos inimigos e personagens que darão o que falar.

A terceira temporada será especialmente densa, com a luta entre o Bem e o Mal tornando-se mais acirrada e Sailor Moon opondo-se não só aos inimigos declarados mas também a personagens que surgem querendo fazer justiça radical a seu jeito, mesmo que inocentes morram. A atitude exemplar de Sailor Moon será especialmente importante no desenrolar da história. Na terceira temporada uma força diabólica que vem da Nebulosa Tau penetra na Terra e busca gerar aqui o Messias das Trevas. O caráter messiânico de Sailor Moon (como Messias da Luz) torna-se mais claro, pois nesta fase a Princesa da Lua Branca recebe a guarda do Santo Graal, o Cálice Sagrado, segundo a tradição, utilizado por Jesus na Última Ceia. A posse do Santo Graal é como uma chancela celeste à missão sagrada de Sailor Moon, de proteger a Terra, a Humanidade, o Amor e a Justiça.
  
 
Rio de Janeiro, 21 de janeiro de 2021.