Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

MUTUM

(Brasil, 2006)
Direção: Sandra Kogut
Roteiro: Ana Luíza Martins Costa e Sandra Kogut, baseado em livro de João Guimarães Rosa. Elenco: Thiago da Silva Mariz (Thiago), Wallison Felipe Leal Barroso (Felipe), João Miguel (Pai), Izadora Fernandes (Mãe), Rômulo Braga (Tio Terez), Paula Regina Sampaio da Silva (Rosa), Maria das Graças Leal de Macedo (Vó Izidra), Maria Juliana Souza de Oliveira (Juliana), Brenda Luana Rodrigues Lima (Brenda), João Vitor Leal Barroso (João Vitor), Pedro Trovão (Vaqueiro Jé), Luiz Carlos Vasconcelos (Seu Aristeu), Flávio Bauraqui (Seu Deográcias), Raimundo Nonato Soares da Silva (Luisaltino), Onilo José de Souza (Vaqueiro Onilo), Wellington Fernando de Aguiar (Patori), Eduardo da Luz Moreira (Homem da cidade)

Sinopse: "Um certo Miguilim morava com sua mãe, seu pai e seus irmãos, longe, longe daqui, muito depois da vereda-do-Frango-d'Água e de outras veredas sem nome ou pouco conhecidas, em ponto remoto, no Mutum. No meio dos Campos Gerais, mas num covão em trecho de matas, terra preta, pé de serra. Miguilim tinha oito anos. Quando completara sete, havia saído dali, pela primeira vez: o Tio Terêz levou-o a cavalo, à frente da sela, para ser crismado no Sucuriju, por onde o bispo passava. Da viagem, que durou dias, ele guardara aturdidas lembranças, embaraçadas em sua cabecinha. De uma, nunca pôde se esquecer: alguém, que já estivera no Mutum, tinha dito: " - É um lugar bonito, entre morro e morro, com muita pedreira e muito mato, distante de qualquer parte; e lá chove sempre... " (Trecho de Campo Geral, de João Guimarães Rosa, publicado em 1956).

Tiago (o Miguilim de Guimarães Rosa) é um menino de dez anos que vive numa fazenda de gado com sua família em Mutum, no sertão nordestino. Cheio de questões a respeito da vida e do mundo nebuloso dos adultos, com suas traições, violências e silêncios., Thiago recorre ao irmão Felipe, mais novo que ele, para tentar obter algumas respostas, já que parece o único que lhe dá ouvidos:
-Felipe, é errado não gostar de algum parente ? Vai pro inferno se não gostar ?
-Felipe, onde fica o mar ? Como ele é ?
-Felipe, por que o pai bate na mãe ? Por que o tio Têrez foi embora ? Ele vai voltar ?

Tiago gosta de brincar, de inventar histórias, de pegar passarinho, de andar a cavalo e se sente importante quando recebe alguma tarefa "especial", como levar a marmita para o pai, que trabalha na roça, na hora do almoço.

Tem bastante bicho em Mutum. De criação, tem vaca, cavalo, cachorro, galinha e papagaio. No mato, tem mico estrela, coruja, todo tipo de passarinho, inseto e aranha que se pode imaginar.

O pai de Tiago é todo enfezado. Por qualquer coisa, põe o menino de castigo. Quando o pai está em casa, todos ficam em silêncio, só se ouve o murmúrio e os granhidos dos bichos.

A mãe de Tiago é carinhosa e atenciosa. De vez em qaundo ela diz algumas coisas enigmáticas como quando o menino perguntou:
-Mãe, como é que a gente sabe que uma coisa é certa ou errada?
-Ah, meu filhinho, tudo o que a gente acha muito bom mesmo fazer, se gosta demais, então já pode saber que é malfeito...

Bastidores: - Ganhou o troféu Redentor de Melhor Filme, no Festival do Rio.
AIRTON SHINTO
Enviado por AIRTON SHINTO em 03/12/2007
Código do texto: T762616
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
AIRTON SHINTO
São Paulo - São Paulo - Brasil
91 textos (54238 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 13/12/17 21:19)