UM AMOR ALÉM DA VIDA

UM AMOR ALÉM DA VIDA, de Vincent Ward, EUA 1998

Flavio MPinto

Uma abordagem espírita

Um filme para poucos. Indispensável para quem é Espírita, principalmente o Kardecista. Uma abordagem extremamente didática, doutrinária e cuidadosa de um tema muito sensível ao espiritismo kardecista: a vida após a morte.

A vida após a morte sempre trouxe inúmeros enigmas, indagações e desconfiança para quem não professa o espiritismo.

O espiritismo, por ele mesmo definido no Evangelho segundo o Espiritismo, "é uma ciência nova que vem revelar aos homens, por meio de provas irrecusáveis, a existência e a natureza do mundo espiritual e as suas relações com o mundo corpóreo".

Por essas e outras, o ganhador de melhores Efeitos especiais do Oscar de 98, teve também Robin Willians como melhor ator e Cuba Gooding como coadjuvante, deve ser precedido da leitura, ou mesmo posteriormente, de textos de dois livros básicos da doutrina espírita: O céu e o inferno e o Livro dos Espíritos, ambos de Allan Kardec.

Mesmo quem não pratica a doutrina recebe uma carga de questionamentos muito grande. E quem pratica pode sentir no desenrolar da película inúmeros aspectos doutrinários corretamente apresentados e aplicados.

O filme se dá num cenário muito distinto com efeitos visuais sui-generis. Chris/ Robin Willians, jornalista e Annie/ Annabella Scorra, pintora, se conhecem, casam e depois num casamento feliz perdem os filhos em acidente e posteriormente o chefe da família, também num acidente morre, e Annie se suicida ao não suportar a situação. Sem antes também perder a cadela de estimação-Katie por doença.

Enquanto isso, já desencarnado, Chris vaga no Paraíso e com a ajuda de um mentor espiritual, Albert/Cuba Gooding, recebe instruções de como se adaptar a nova realidade no mundo imaterial desde o seu funeral. Conta até com a presença da sua cadela Katie. Chris não se acostuma com a nova vida e sente muita falta de seus entes queridos: Annie e filhos e anseia desesperadamente encontrá-los.

Quando toma conhecimento da morte de Annie, seu desejo aumenta. No entanto não sabe que ela, como suicida, havia ido para um mundo diferente do seu. Ele, assim como os filhos, poderiam ir para onde quisessem porém ela não poderia ir ao Paraíso onde eles estavam. Na sua procura são assediados por espíritos maus.

Como aspectos mais importantes destacamos o seguinte:

- depois da morte, o espírito bom vai para onde quer, e foi o que Chris fez , descendo para ajudar Annie na sua progressão espiritual;

- na outra vida levamos/encontramos nossos entes queridos da existência terrena e emoções- animais, amigos;

- os suicidas vão para um mundo de purgação por renunciarem deliberadamente á vida, independente dos motivos;

-tanto na vida terrena ou mesmo depois de passar para outra existência não escapamos o assédio de maus espíritos, tendo de velar e não se descuidar para que não assumamos o assédio.

Um filme que "passou batido" nas telas brasileiras, certamente por causa da cultura supérflua, vazia e simplória ,"esquecível" a curtíssimo prazo e degradável que assola o nosso país.