Wells, Ética e Mídia

Está é uma pequena crítica sobre a ética jornalística e o filme Cidadão Kane, que eu precisei fazer para a faculdade! Quem viu o filme e o especial concorda?

Welles, ética e mídia

Qual o motivo de falar de Orson Weles e sua grande obra em paralelo a ética, ou melhor, aos seus desvios? Simplesmente, porque além de precursor cinematográfico, Welles foi muito além do seu tempo, muito além do início do século XX e da coragem de roteirizar, dirigir e protagonizar um dos melhores filmes, eleito pela crítica especializada, de todos os tempos.

Mas e a ética, onde entra? Entra em todos os feitos de Welles quanto ao Cidadão Kane, que foi, categoricamente, inspirado um dos detentores da mídia americana naquela época, William Randolph Hearst, que tentou impedir a produção e o lançamento do filme a qualquer custo; também está na forma como Welles conduziu a história; mas principalmente, na forma que o próprio William conseguiu construir o seu império midiático, com sensacionalismo e até mesmo uma pitada de maldade em sua arrogância habitual. Podemos concluir que apesar do fato dos desvios éticos serem uma constante na comunicação atual, eles não vêem de hoje. Pois, desde o início do século existem as grandes empresas de comunicação que tentam a todo custo negligenciar o fator informação verdadeira e jornalística para o sensacionalismo aviltante à aquelas pessoas que entendem sobre o assunto que está sendo abordado. E é por essas e outras que cada vez mais pseudo-jornalistas estão sendo venerados, enquanto outros que ainda mantém a visão crítica necessária para um bom trabalho, estão se perdendo no esquecimento, ou ainda pior, sendo vistos como pessoas que não acompanham a evolução do tempo.

Enfim, um filme como poucos e que poucos conseguem captar a grandeza deste. Como o produtor Simon Hartog, da BBC de Londres, mais de 50 anos depois da filmagem de Cidadão Kane, consegue fazer um paralelo muito interessante com um dos Willians espalhados pelo mundo: o nosso Roberto Marinho, com o seu ¿Por trás do Cidadão Kane¿ ¿ uma obra prima sobre a construção do sistema da mídia brasileira.

Cidadão Kane chega para instigar e estimular a sua inteligência.

Rosebud!