ADOLESCENTES HOJE

OSORIO, Luiz Carlos. Adolescente Hoje. Porto Alegre: Artmed, 1989.

Luis Carlos Osório é Médico formado pela Faculdade de Medicina da UFRGS em 1963. Especialista em Psiquiatria pela Associação Médica Brasileira, Especialista em Psiquiatria Infantil pela ABENEPI / AMB. Fundador e Diretor Técnico da Gruppos desde l995. Membro do Conselho Deliberativo e Científico da Associação Brasileira de Terapia Familiar - ABRATEF - gestão 2002/2004. Professor do curso de pós-graduação em terapia familiar - GRUPPOS & UNIGUAÇU, e autor de vários livros.

O termo adolescência não é universal, muitas sociedades não possui este conceito. Cada cultura possui um conceito de adolescência, baseando-se sempre nas diferentes idades para definir este período. Nesta obra, Osorio, além da definição sobre o que é a adolescência, nos expõem o contexto do universo adolescente. Para o autor a adolescência é uma etapa evolutiva peculiar ao ser humano e para compreendê-la é preciso estudar os aspectos biológicos, psicológico, sociais ou culturais, sendo estes o conjunto que resulta em características que confere unidade ao fenômeno da adolescência. Algum tempo atrás, essa caracterização era feita a partir dos comemorativos biológicos que marcavam esse momento evolutivo do ser humano. Segundo Osorio, o adolescente não poder ser estudado apenas sob a ótica de suas modificações corporais e que sem o adequado entendimento da “crise de valores” por que passa o jovem jamais lograremos compreender o real significado da transformação da “criança”em “adulto”. Isso significa que a adolescência seria uma atitude cultural.

A puberdade, para Osorio, tem um aspecto biológico e universal, caracterizada que é pelas modificações visíveis, o mesmo não ocorre com a adolescência. Estas mudanças físicas costumam caracterizar a puberdade, que neste caso seria um ato biológico ou da natureza. As transformações psicossociais que as acompanham caracterizam a adolescência. Para o autor, o estudo da adolescência hoje extrapola o interesse cognitivo, portanto, a puberdade é marcada por significativas mudanças biológicas e psicossociais. É neste momento que ocorre, simultaneamente, maior separação do filho em relação aos pais e maior busca de novos laços afetivos extra-lar.

No período da adolescência-puberdade, os jovens enfrentam exigências sociais novas e, às vezes, drásticas. Fazer tudo que fazem os adultos não pode, nem pode fazer coisas de crianças, pois o adolescente não é um nem outro.

Osorio aborda a crise na adolescência e a questão da identidade do ponto de vista psicológico considerando que “a tarefa básica da adolescência é a aquisição desse sentimento de identidade pessoal. Por isso, diz-se que a crise evolutiva do processo adolescente é, sobretudo, uma crise de identidade”. Diz ainda o autor que “a sexualidade é, sobretudo, um elemento estruturador da identidade do adolescente”. Montou-se uma verdadeira industria da crise da adolescência que vem contribuindo de forma negativa para a visao do adolescente.

Outro fator abordado pelo autor é a comunicação, “há implícito aí todo um processo de defasagem lingüística e semântica entre as gerações e que acompanha a quebra do processo comunicante entre elas”. Segundo Osorio, o adolescente abandona o modo de comunicação infantil por uma forma adulta de expressão, mas tem uma identidade lingüística e semântica peculiar à sua condição de adolescente, a gíria, que é um subproduto da cultura adolescente e constitui a expressão verbal do processo de diferenciação do adolescente da identidade dos pais e do mundo adulto geral. “A gíria seria, por assim dizer, a modalidade verbal da tendência dos adolescentes a evidenciar seus conflitos através de perturbações na conduta”, finaliza o autor.

O autor diz que a trajetória em direção á identidade adulta pressupõe a paulatina aceitação das limitações humanas e a renúncia ás fantasias regressivas de posse ou fusão com o que está além dos limites do Eu. Segundo ele, a questão da identidade do adolescente no mundo de nossos dias, em muitos sentidos, dá-nos a impressão de estar atravessando uma crise de identidade em tudo e por similar à da adolescência.

A maior dificuldade do adolescente, entretanto, está em aceitar uma autoridade imposta. A autoridade pode adquirir um espaço importante no conjunto de valores do adolescente quando se constrói através da conquista e do respeito e não submetendo o jovem à pressões.

“Sem rebeldia e sem contestação não há adolescência normal” afirma o autor, “em todas as épocas e em todas as latitudes o adolescente sempre foi um contestador, um buscador de novas identidades, testando diferentes formas de relacionar-se”, finalizando que, “os lideres de hoje foram adolescentes contestadores de ontem”.

As figuras de autoridade serão os alvos preferidos da contestação do adolescente. Além disso, espera-se que os conflitos de valores e de poder possam se generalizar para uma questão ideológica. Esse questionamento por parte do jovem é saudável. Demonstra que seu psiquismo está se desenvolvendo. Ao se pretender exercer autoridade sobre o adolescente deve-se, em primeiro lugar, munir-nos da plena responsabilidade sobre sua aceitação ou não. A autoridade vai depender da maneira pela qual ela se fez sentir e compreender.

Para o autor a liberdade de contestação que damos tem seu preço, mas é o ônus que temos que pagar se quisermos que o mundo de amanhã seja povoado de adultos capazes de alcançar melhores condições de vida e inter-relacionamento, pois “a ética que o mundo moderno transmite aos jovens não é uma ética de reflexão alicerçada na responsabilidade e sim da ação inspirada no oportunismo”. Para Osorio, como perversão dessa luta do jovem em se firmar socialmente, surge a delinqüência juvenil.

Ainda para Osorio Na raiz da dificuldade dos jovens em ascender á condição adulta “estão as vicissitudes do processo de separação\ individuação, cristalizadas em torno da ambivalência entre o desejo de crescer e a vontade de continuar protegidos no casulo original”.

Na concepção de Osório, a distinção entre o normal e o patológico é muito difícil discriminar os limites do que é normal e o que não é, tornando assim impreciso saber o território da normalidade e da patologia adolescente.

Falar no amadurecimento dos adolescentes depende muito do contexto social em que vivem mesmo porque, na atualidade, as mudanças são bem mais rápidas que anteriormente, inclusive para os próprios pais que não conseguem acompanhar essas mudanças, devido à facilidade das informações, a força da mídia, as transformações sociais e pela necessidade de sobrevivência.

Estes fatores levam o adolescente hoje, ter voz ativa, decidir e ser respeitado nos seus desejos em busca de sua identidade, seu espaço, sua independência. Na realidade a maioria dos adolescente hoje se adapta a uma realidade sem conquistar ainda uma base emocional para isso, ou seja, o corpo muda (puberdade), mas a cabeça é de uma criança (adolescência). Há um processo contínuo de desenvolvimento do aparelho psíquico entre as várias fases da vida da criança e do adolescente.

A adolescência vai se caracterizar pelo afastamento do seio familiar e conseqüente imersão no mundo adulto. As mudanças estão acontecendo e não dá ainda para prever como serão estes futuros adultos. Se por um lado hoje tudo é mais fácil, por outro é cada vez mais exigente no que diz respeito à competência profissional, à estética, ao sucesso, etc, é responsável por novos sintomas que se manifestam nas relações familiares, na escola e no próprio corpo. Alguns conflitos importantes podem aparecer durante a construção da identidade do adolescente. O rumo que ele dá para sua vida acaba tendo influências da sociedade, a qual cobra de cada pessoa um papel social, preferentemente definido e o mais definitivo possível. Numa fase onde a identidade do adolescente ainda não se completou fica difícil falar em papel social definitivo.

A obra de Osorio reuniu assuntos diversos que compõem o universo adolescente e que exigiram talento, conhecimento e experiência do autor nos diversos capítulos, cada um de acordo com sua especialidade. Osorio explana sem dificuldades os temas abordados. A obra é esclarecedora e não evidencia culpados e enfatiza a compreensão com os eventos dessa da vida do ser humano. Esta obra é destinada prioritariamente a pais, professores, orientadores e outros profissionais que trabalham com adolescentes.

KAIKUXI
Enviado por KAIKUXI em 05/06/2008
Código do texto: T1021263