Amar pode dar certo

Amar Pode dar Certo

Autores: Roberto Shinyashiki e Eliana Bittencourt Dumêt

Editora Gente

São Paulo, 1988

213 páginas

Uma das coisas que acho mais intrigante é a crescente taxa de rompimento nos relacionamentos. Antigamente, a instituição familiar era bastante estável e parece-me que as pessoas amavam-se mais. Nunca acreditei que para isso houvesse uma receita, mas sempre achei que deveria haver um segredo. Segredo que mesmo hoje algumas pessoas descobriram e de fato no caso destas, amar dá certo.

Eis que coerente com as minhas silenciosas observações, encontrei este livro do psiquiatra Roberto Shinyashiki e Eliana Bittencourt Dumêt que discute este tema de uma maneira tão interessante que simplesmente nos leva a repensar. Para ele, viver a dois é uma capacidade que precisa ser desenvolvida porque não existe relacionamento sem obstáculos.

Um grande obstáculo discutido neste livro é equilibrar comunhão e privacidade. Trabalhar juntos para crescer a relação é importante, mas sem desperceber que a individualidade deve ser respeitada uma vez que toda pessoa necessita de alguns momentos apenas consigo mesma, com amigos que talvez não sejam comuns a ambos, enfim. Exigir que o companheiro chore porque você está triste ou ria porque você está alegre é desrespeitar essa individualidade. Cada um deve se esforçar em ser uma pessoa inteira, com uma vida significativa, não simplesmente achando que a outra pessoa lhe dará tudo ou mesmo fazendo dela um depósito de lixo onde depositar frustrações. No amor como em tudo, há limite. A ilusão de que um relacionamento agüenta tudo, leva alguns a acomodar-se e tratar o outro de qualquer maneira. Para viver uma relação construtiva, a pessoa precisa doar-se sem exigir retorno porque relacionamento não é livro contábil. (essa doação por sua vez atrai retribuição naturalmente...)

O autor neste livro trata de duas coisas que são especialmente destrutivas num relacionamento: egoísmo e ciúme. O egoísta faz exigências que torturam a outra pessoa, são controladores ou manipuladores e o ciumento manifesta baixa estima que torna-o refém do comportamento do seu companheiro. Ciúme faz do relacionamento uma gangorra onde alguém tem que ficar por baixo para o outro sentir-se por cima. O livro traz ótimas observações sobre estas características que tornam insuportável uma relação que tem tudo para dar certo.

Coisas pequenas, que consideramos como detalhes insignificantes, são comentados pelo autor como boas formas de experimentar relações saudáveis em que ambos possam concordar que Amar pode dar certo. Uma mudança em nossa atitude bem que pode fazer a diferença. O amor sempre dá certo para quem ama com gratuidade, sem contabilizar perdas ou ganhos. Afinal, ninguém recebe outro na vida como posse documentada em testamento. O gostoso é saber que alguém está com você porque quer estar contigo.

Como já dizia Carlos Drummond de Andrade em seu poema 'As sem razões do amor':

..."eu te amo porque te amo...”

(Talvez seja o segredo daqueles que deram certo).

São 213 páginas muito bem escritas sem nenhum apelo à fantasia. Uma leitura agradável para quem gosta do assunto.

Sandra Lima Costa Melo
Enviado por Sandra Lima Costa Melo em 01/07/2008
Reeditado em 09/04/2010
Código do texto: T1060144
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.