"Histórias Fantásticas", Adolfo Bioy Casares, Cosacnaify 2008

"Histórias Fantásticas"

Category: Books

Genre: Literature & Fiction

Author: Adolfo Bioy Casares

Vem de longe meu público apreço pela obra de dois grandes argentinos, Jorge Luis Borges e Adolfo Bioy Casares, tanto que a idéia para meu primeiro romance – ainda sem gestação – partiu de uma pré-tensa homenagem aos dois, que se reuniam quase diuturnamente para conversar, conviver e discutir – especialmente inventar histórias.

E é um verdadeiro mar de histórias este pequeno livro de ABC recém lançado pela COSACNAIFY, as assim apropriadamente denominadas “Histórias Fantásticas”, por mais que sejam apenas quatorze, todas com um ponto em comum: sempre partindo de um pé na realidade, os contos a distorcem de maneiras tão diversas e assustadoras que se rompe a fronteira entre o sonho e a loucura. Como em Edgar Allan Poe, de quem ambos (JLB e ABC) eram fãs fervorosos.

Trata-se da tradução de uma primorosa antologia editada em 1972, que cobre o vasto período entre 1948 e 1969 e demonstra um autor único em seu estilo, apesar de voluntariamente inserido em seu contexto e herança históricos, que por entender a filosofia por detrás da tecnologia, ousou legar-nos belos exemplares de literatura de ficção dita científica, sem tornar-se datado. O que o colocaria ao lado de grandes do gênero como Asimov, Bradbury e Clarke – sem contar Conrad, outra influência confessa, evidente nos temas tropicais.

Mas acontece que não é “ficção científica”. Casares transita entre dimensões paralelas, máquinas que capturam a alma, suspensão temporal, confrontos com o diabo e tragédias amorosas bizarras sempre em busca do homem perdido por entre as máquinas e os monstros. Por isso se torna mais palatável, por sua humanidade que floresce em texto limpo e erudito ao mesmo tempo, menos hermético, porém não menos rico que o de JLB.

Eu sempre recomendo “A Invenção de Morel” para aqueles que se iniciam no universo muito próprio dos dois argentinos. É o romance impactante que se espera do grande escritor, amortece a vítima e a domina, conquistando o respeito. Depois “O Aleph”, do Borges, pela amostra magistral de erudição, cultura, conhecimento histórico e gramatical. Agora passarei a recomendar este também, por ser um painel mais que evidente de todo o talento de Bioy Casares.

Tags: literatura, livros, borges, bioy casares, argentina

Renato van Wilpe Bach
Enviado por Renato van Wilpe Bach em 09/08/2008
Código do texto: T1120826
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.