Cordel e Ciência

Cordel e Ciência – organizadores: Ildeu Castro Moreira/Luisa Massarani/Carla Almeida – Vieira & Lent’Casa editorial ltda e Museu de Vida Fiocruz- Rio de Janeiro – 2005 - 252 pgs.

Excelente coletânea de cordéis, na qual objetiva através de versos popularizar a ciência, ao alcance de todos. Uma forma de levar a ciência à sociedade.

Inédito pela temática específica, pois pouco se fala da ciência em cordéis- a não ser em cordéis esporádicos. Muito oportuna a escolha e excelentes trabalhos estão publicados nesta antologia.

Por amostragem, pois conheço outros cordelistas que trabalham temas relacionados a Ciência; e estes não constam nesta antologia. Não obstante o apresentador desta obra faz justificativa.

Nesta antologia são contemplados temas tais quais: ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente. Cinco cordelistas participam deste trabalho: Gonçalo Ferreira da Silva, cearense radicado do Rio de Janeiro onde exerce o cargo de presidente da Academia Brasileira de literatura de cordel, o conheci através do grande poeta e cordelista paraibano, radicado em Anápolis, o Paulo Nunes Batista; o Manoel Monteiro paraibano, radicado em Campina Grande, entusiasta, divulgador, onde exerce um papel fundamental nesta área e Edmilson Santini do Rio de Janeiro, este realiza um trabalho muito significativo o teatro em cordel, o conheci pela internet; o Raimundo de Santa Helena, que o conheci através do livro de Bráulio Tavares, Cordel-focalizando o trabalho dele, por sinal gostei bastante; e Eugênio Dantas Medeiros que pelos sobrenomes parece ser um nordestino.

Verdadeiro manancial de sabedoria em valorosos versos. Em sextilhas, setilhas e décimas que encantam o leitor.

Boa apresentação da obra escrita pelo acadêmico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ildeu Castro Moreira, junto com os representantes do Museu da Vida – Casa de Osvaldo Cruz-Fiocruz: Luisa Massarani e Carla Almeida.

Parabéns a todos que se envolveram direta ou indiretamente nesta valiosa obra que procura valorizar o imaginário de vates tão inspirados.

Maria do socorro cardoso xavier

Autora desta resenha

maria do socorro cardoso xavier
Enviado por maria do socorro cardoso xavier em 19/02/2006
Código do texto: T113763