Parahyba 1930- a verdade omitida

Lançamento do Livro : Parahyba 1930 a verdade omitida de Flavio Eduardo Maroja Ribeiro- “Fuba”.

Por: m.s. cardoso xavier

Dia 4 de setembro de 2008 no Centro Cultural São Francisco, no interior do monumento histórico-religioso da Igreja de São Francisco, ocorreu às 19.30 horas o lançamento do livro Parahyba 1930- a verdade omitida, com 492 páginas, de autoria de Flavio Eduardo Maroja Ribeiro- “Fubá”.

Evento muito significativo no qual Fuba lança este livro trazendo à tona fatos históricos que jaziam esquecidos e ou omitidos. Seu dom de historiador da potência para o ato de reescrever a História da Parahyba, os episódios que perpassam 1930; o faz bem documentado, com muitas fotos de época, depoimentos, farta bibliografia no âmbito da historiografia parahybana.

Procura desmistificar muitos equívocos em torno de 1930 na Parahyba, e a necessidade do parahybano buscar sua identidade, restaurar seus símbolos verdadeiros.

Assim fala Fuba: ‘uma história de sangue e de luto jamais deverá ser motivo de orgulho”

Este livro suscita também novas reflexões por parte do leitor e da historiografia oficial, fazendo-se ver o outro lado da “pseudo”revolução de 30 na Parahyba.

Nossa bandeira tem as cores do casuísmo, de uma comoção, de luto e tristeza que já perdura exageradamente.

Urge uma revisão histórica. Este livro veio a tempo para informar ao leigo, para esclarecer os que têm dúvida, para retomar a verdadeira história, seus valores geo-políticos e éticos.

O evento fora coroado de sucesso, bem concorrido, presenças marcantes do cenário político e o povo em geral, sedento de obter informações sobre sua história passada;

Números de danças regionais, com ritmos bem nossos, com os valores da terra, dançando xaxado, baião do rei Gonzaga foram apresentados e animaram o lançamento. Uma mesa com inúmeros frutos da terra , castanha de caju, adocicaram e amenizaram os conservantes dos refrigerantes, Wisques e a fritura dos salgadinhos.

Fuba não parou de autografar tão valioso e oportuno livro que contribuirá com o enriquecimento cultural do nosso povo.

maria do socorro cardoso xavier
Enviado por maria do socorro cardoso xavier em 14/09/2008
Código do texto: T1177836