Na essência, a palavra inteligente

Na essência, a palavra inteligente- livro de Alice Spíndola-

(momentos – impressões de leitura)

Editora Kelps – Goiania_Go – 151 páginas.

Por: maria do socorro cardoso xavier

Trata-se de uma obra memorável, a homenagear o poeta e escritor paraibano, Ascendino Leite, na antevéspera dos noventa anos. A autora veio no meio do ano de 2005 diretamente de Goiânia lançar este rico livro, em evento comemorativo ao aniversário do Ascendino, na Academia Paraibana de Letras, cujo presidente seu amigo, Joacil de Britto Pereira, dirige a solenidade e opina brilhantemente sobre o homenageado neste livro.

A autora convoca alguns escritores de peso e conhecedores da obra do Ascendino Leite para opinar acerca do singular trabalho; são eles: Tobias Pinheiro, Paulo Nunes Batista, Nilto Maciel, Joacil de Britto Pereira, Fernando Py, Aricy Curvello, Antonio Olinto, Sonia Cury e Francisco Carvalho. O prefácio é de José Asnar.

Não poderia ser diferente, pois Ascendino atuou na imprensa do Rio de Janeiro, fez bons contatos literários em sua existência, ocupou cargos significativos ligados a cultura. Paraibano radicado na cidade de João Pessoa, onde ocupa cadeira na Academia Paraibana de Letras. Encontra-se com 90 anos, porém seus discursos são lúcidos, recheados de conhecimento erudito.

A autora Alice Spíndola com refinada percepção da obra do Ascendino Leite, sendo sua amiga há anos, - disseca com perspicácia e sensibilidade uma obra de décadas, que vem sendo objeto de elogios da crítica literária nacional. Analisa os famosos jornais literários, os euísmos, obra poética, romance, tradução, crítica literária.

A autora sabe aliar o afetivo e o intelectual nesta obra, de modo peculiar e sábio.

Lamentei não está presente neste transcendental evento, estava viajando; senti duplamente por não ver e abraçar a querida amiga Alice Spíndola, com a qual me correspondo há algum tempo por intermédio do nosso comum amigo, o poeta paraibano, radicado em Anápolis-GO, Paulo Nunes Batista, lançador desta feliz ponte. E por não ter podido prestigiar o escritor Ascendino Leite, nos seus lúcidos e férteis 90 anos, - estou agora me desculpando e traçando estas breves linhas, me redimindo.

A autora deste magnífico livro,- Na Essência, a palavra inteligente, - escritora e poeta Alice Spíndola, mineira radicada de há muito em Goiânia, capital do estado de Goiás, onde tem vida intelectual dinâmica e pródiga, tem auferido prêmios importantes durante sua vida cultural com projetos lítero-culturais dos mais significativos.

Dois intelectuais inteligentes: o homenageado e a crítica de sua obra. Parabéns, saúde e longevidade à ambos!

maria do socorro cardoso xavier
Enviado por maria do socorro cardoso xavier em 12/03/2006
Código do texto: T121989